sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SeMAE reforma filtros da ETA para atender parâmetros da portaria do Ministério da Saúde


O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto fará a reforma dos filtros da ETA –Estação de Tratamento de Água, que compõem o sistema de tratamento da água coletada da Represa Municipal. A obra é necessária para que a Autarquia se adeque aos parâmetros da nova portaria (2.914) do Ministério da Saúde, que rege sobre o tratamento da água superficialmente captada.
 Esses padrões auxiliam na vigilância da qualidade do produto para o consumo humano e sua potabilidade, com ênfase no processo de filtração rápida. As novas medidas deverão ser adotadas até 2016, mas o SeMAE já se antecipa para atendê-las o mais rápido possível. 
 A ETA possui seis filtros, que serão reformados um por vez, para que o abastecimento de água nos bairros atendidos pela Estação não seja afetado.
 O investimento modernizará o sistema diminuindo as perdas, economizando água na lavagem dos filtros, aumentando a capacidade de filtração, melhorando a automação em razão da troca de leito e fundo de filtro.
 Em razão da obra, o Programa Permanente de visitas à ETA está suspenso por medida de segurança.
 “O SeMAE realiza melhorias constantes para ofertar um serviço de qualidade à população. Por segurança, vamos suspender as visitas durante o período das obras. A portaria tem de ser cumprida até 2016, mas o SeMAE já está se antecipando para acatar esses novos parâmetros de qualidade”, afirmou Luciano Passoni, superintendente do SeMAE.
 O investimento é de R$ 4.261.448,82, com prazo estimado de doze meses para a realização do aperfeiçoamento.

Nenhum comentário: