quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Serviço Social São Judas celebra 50 anos de fundação com início nesta sexta-feira


 O Serviço Social São Judas Tadeu comemora a partir de amanhã, dia 19, suas festividades do Jubileu de Ouro ( 50 anos de Fundação da instituição) criada pelo padre Ângelo Dell"Oro em 28 de outubro de 1962. Confira abaixo a lista de eventos programados para este mês de outubro. 
 DESCERRAMENTO DE PLACAS
A primeira atividade, celebrando o Jubileu de Ouro do Serviço Social São Judas Tadeu, será o Descerramento de Placas. Ela acontecerá na sexta-feira, 19 de outubro, às 10 da manhã, na sede da Entidade (Rua José Bonifácio, 1598 – Jd. Roseiral). 
PLACA DO JUBILEU
 O “monumento” destacará os 50 anos de atuação da Instituição; período em que foram atendidos mais de 15 mil jovens. Jardim foi criado para abrigar, também, a placa comemorativa dos 25 anos (inaugurada por dom José de Aquino Pereira (bispo à época), padre Ângelo Dell’Oro e irmão Henrique Massignani; sendo os dois primeiros já falecidos. 
SOLÁRIO 
 Na sequência, no centro da Entidade, será inaugurado o “Solário irmão Henrique”. O espaço, multiuso, tem as características de uma praça; contando com bancos pintados pelos próprios adolescentes. À sombra de árvores (como no início das ações, há 50 anos), os educandos poderão desenvolver atividades pedagógicas e artísticas. “O padre Ângelo era tido por muitos como o ‘cérebro’ da obra e o irmão Henrique o ‘coração’. Estamos, com esse espaço, homenageando o fundador da nossa Banda e um dos maiores incentivadores da Entidade nos seus primeiros tempos”, explicou o presidente do Serviço Social São Judas Tadeu, padre Luiz Caputo. 
REFORMA 
 Encerrando a entrega de espaços, serão apresentadas as obras realizadas no Pavilhão de Serralheria. Foram investidos, a partir da liberação de recursos do Governo do Estado de São Paulo, R$ 101.186,00; sendo R$ 1.186,00 contrapartida do São Judas. A nova Oficina teve o seu telhado e madeiramento trocados. Intervenções na parte elétrica também foram feitas. O espaço passou a contar, ainda, com sala de aula teórica e cabine para pintura de peças. 
Além de Diretores, funcionários, educandos e populares, a solenidade contará com a presença do secretário de estado de desenvolvimento social do Estado de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia. São aguardadas, ainda, as presenças de outras autoridades. 
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS
Sexta-feira, 19 de outubro, a partir das 19h30, no Santuário São Judas Tadeu (Rua José Bonifácio, 1598 – Jd. Roseiral) será celebrada Missa em Ação de Graças pelos 50 anos do Serviço Social São Judas Tadeu. A presidência do encontro será do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, O.Cist.  Além do coordenador geral da Entidade, padre Luiz Donizeti Caputo, outros presbíteros são aguardados.  
HISTÓRICO 
No início do ano 2000, no auge da crise financeira que quase decretou o fechamento do Serviço Social, dom Orani João Tempesta era o bispo da Diocese de São José do Rio Preto. O religioso, sensível ao trabalho desenvolvido, assumiu a administração da Entidade para evitar que os 220 adolescentes atendidos ficassem sem assistência.  
Logo em seguida, em 2003, dom Orani confirmou o padre Luiz Caputo como presidente da Entidade. O religioso, assim que assumiu, regularizou parcerias, abriu novos cursos e ampliou a quantidade de vagas de 220 para as atuais 350. 
APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Completando a programação do dia 19 de outubro, várias apresentações musicais serão realizadas na sede do Serviço Social São Judas Tadeu (Rua José Bonifácio, 1598 – Jd. Roseiral). O encontro, aberto ao público, acontecerá logo após a Missa em Ação de Graças (por volta das 8h30 da noite).  
Estão programados números da Banda do Serviço Social, Banda Ecclesis, Grupo Zimba, além de performances de ex-alunos. O ponto alto do encontro será a apresentação do Hino dos 50 anos feita por um coral composto por 50 adolescentes. 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Na próxima segunda-feira, 22 de outubro, a partir das 9 h da manhã, será aberta no Riopreto Shopping Center a exposição “São Judas + 50”. O espaço apresentará fotos históricas da Entidade, além de objetos ligados ao cinqüentenário. Entre eles, destaque para a bicicleta usada pelo padre Ângelo Dell’Oro para, na década de 60, arrecadar doações para a manutenção da Entidade.
A exposição “São Judas + 50” acontecerá até o dia 28 de outubro; seguindo o horário de funcionamento do Shopping.   
RESGATE HISTÓRICO
Fundado em 28 de outubro de 1962, o Serviço Social São Judas Tadeu nasceu a partir de inspiração do padre Ângelo Dell’Oro. O religioso italiano, membro da Congregação dos Missionários Combonianos, chegou a São José do Rio Preto com a missão de concluir a construção da igreja dedicada ao “santo dos casos desesperados”.  
Percebendo a completa ociosidade a que estavam submetidos alguns adolescentes (que dedicavam-se, “prioritariamente”, à caça de pequenos animais), padre Ângelo iniciou a produção de peças em gesso, a orientação religiosa e a distribuição de alimentos; atrativo que garantiu a freqüência nas atividades

Nenhum comentário: