domingo, 4 de novembro de 2012

ETE Rio Preto é tema de conferência no Quinto Encontro Técnico Íbero-Americano de Alto Nível


O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto foi convidado para apresentar conferência no Quinto Encontro Técnico Íbero-Americano de Alto Nível, que terá como tema central “Controle da Poluição de Águas e Solos por Processos Biológicos”.  O evento é promovido pela AIDIS –Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental e será realizado neste ano em São Paulo, nos dias 5 e 6 deste mês.
 “Estudo de Caso (ETE São José do Rio Preto) – Pós-tratamento de lodo de UASB, desidratado em Centrífugas, será apresentado pelo assessor ambiental do SeMAE, Waldo Villani Júnior. “Esta é uma oportunidade de mostrar para a comunidade internacional os avanços tecnológicos desenvolvidos pelo SeMAE”, destacou.
 O objetivo do Encontro é atualizar conhecimentos e compartilhar experiências na adaptação, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o tratamento de águas residuárias e descontaminação de solos e aquíferos empregando sistemas biológicos. Para isso, serão apresentados os estudos e as inovações recentes sobre o tema pelos especialistas mais credenciados em nível nacional e internacional. O evento também é importante porque promove o intercâmbio científico-tecnológico entre os representantes dos países participantes. 
 Entre os temas que serão apresentados e debatidos estão: tratamentos aeróbios, lodos ativados, discos biológicos rotativos e filtros biológicos; tratamentos anaeróbios – anóxicos, reatores UASB e suas variáveis; digestores anaeróbios, leitos fluidizados, filtros anaeróbios, lagoas anaeróbias, valas de oxidación, reatores SBR, SBBR y MBBR, biorreatores de membrana (MBR) e processos duais (Bioativado RDS, etc.); tratamentos especiais, eliminação de nutrientes, biorremediação de solos e aquíferos, reuso da água, processos avançados, início, operação e controle de processos biológicos, aplicações específicas, experiências e análise de problemas operacionais, remoção biológica de Nitrogênio e Fósforo, biorremediação, fitorremediação e Microbiologia Ambiental.
 A programação completa está disponível no endereço http://www.aidis.org.br/PDF/programa_5encontro_web.pdf

Nenhum comentário: