quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Missas marcam o Dia de Finados na Diocese RP


Além de missas programadas para amanhã, dia 2, Dia de Finados, nas paróquias de Rio Preto e região, o ossário da igreja Sé Catedral, no Centro de Rio Preto,  estará aberto para visitação ao público. 
Haverá celebrações nos cinco cemitérios da cidade: São João Batista, Ressureição (Vila Ercília), Jardim da Paz, e dos distritos de Talhado e Schmitt. O Dia de Finados deve levar 50 mil pessoas aos cemitérios da cidade. Ambulantes só poderão comercializar velas, flores e alimentos.
No site da Diocese de São José do Rio Preto no www.bispado.org.br você confere os horários das celebrações de Finados. 
 Sobre a festa dos Fiéis Defuntos
Desde os tempos mais remotos, a Igreja oferece o sacrifício eucarístico e a sua intercessão pelos fiéis defuntos, não só nas missas de exéquias ou de aniversário de morte, mas também na comemoração que todos os anos, em 2 de novembro, se celebra para que os que "dormiram no Senhor" possam chegar à comunidade dos cidadãos do céu.
É uma festa que nos convida a viver mais intensamente a comunhão do corpo místico, ou seja, a comunhão de todos os membros do corpo de Cristo: aqueles que já estão na glória, nós que estamos na terra e os que se purificam para entrar definitivamente no gozo do céu. A festa dos defuntos é para o povo uma fonte de esperança e deve fomentar um ardente amor pela vida eterna.
FONTE
Pe. Octávio Ortiz, L.C.
http://www.catholic.net

O que pensa a Igreja sobre a morte?

"É diante da morte que o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto." Em certo sentido, a morte corporal é natural; mas para a fé ela é na realidade "salário do pecado" (Rm 6,23). E, para os que morrem na graça de Cristo, é uma participação na morte do Senhor, a fim de poder participar também de sua Ressurreição.
A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado "o único curso de nossa vida terrestre", não voltaremos mais a outras vidas terrestres. "Os homens devem morrer uma só vez" (Hb 9,27). Não existe "reencarnação" depois da morte.
FONTE
Catecismo da Igreja Católica

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Boa tarde,
orar sempre quando vivos e sermos benevolentes, humildes para com aqueles que nos achegam, mesmo que esses sejam injustos e cometam enganos irreparáveis, aceitá-los e perdoa-los em nosso coração, é melhor do que quando estes se forem.
Acredito na ressurreição de justos e injustos, e porque não ter sempre em nossas lembranças aqueles que já se foram, estão apenas adormecidos no sono da morte, desencarnados de um corpo pecador, não estão conscios de nada.
Abraço fraternal.