quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Outubro registra inflação em Rio Preto de 0,16%


O último mês de outubro registrou uma inflação de 0,16%. O registro é do IPC Geral - Índice de Preços ao Consumidor, divulgado ontem, quarta-feira (14/11), pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto, em parceria com a Faculdades Dom Pedro II e Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Segundo a economista e assessora do Planejamento, Emília Leme, o registro de inflação era esperado devido a alta de preços registrada no último mês. “Principalmente no grupo dos alimentos, com o aumento dos preços das carnes e frutas”, afirma.
 O acém, por exemplo, teve uma variação no preço de 10,20% e contribuição de 0,122% no IPC-Geral. Já o contra-filé registrou variação de 5,95%.
No IPC da terceira idade, realizado no município desde 2008, a inflação foi maior - na ordem de 0,265%. “Para essa faixa etária, o impacto sempre é maior”, ressaltou o economista Hipólito Martins.
 O acumulado no ano, de janeiro a outubro, é de 3,52% e no IPC da 3ª idade, no mesmo período, 4,91%.
 A pesquisa é realizada com base nos preços de aproximadamente 20 mil itens, em quatro regiões administrativos do município.
 Os dados completos dos IPC Geral e da Terceira Idade estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Sócio-econômicos.

Nenhum comentário: