terça-feira, 6 de novembro de 2012

Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje São Leonardo de Noblac


ALTINO PILONI,
ANTONIO MOREIRA,
CLARICE DA SILVA PINTO,
DENIS AUGUSTO DUTRA GIDRAO, 
DIEGO DE PAULA,
DURVALINO PRAMPERO,
ELIEZES NAZARETH BECHARA,
GOIANO DE FREITAS, 
JOSE MACENO,
LUIZ HENRIQUE CAPATI,
MARCELO DE CASTRO,
NEWTON ROCHA JUNIOR,
REGINA MARIA RIBEIRO AZIZ MARTINS,
ROGERIO TEIXEIRA LEITE,
SERGIO ALAMPI FILHO,
SERGIO POLOTTO,
TANIA MARIA PILOTO DUARTE,
TERCILIO NESPOLI e
VALDEVIR GAIAO.

****

Santo do dia de hoje

São Leonardo de Noblac

Leonardo, filho de nobres da Corte de França, nasceu no ano 491, quando o imperador era Anastácio. Segundo narrativas, o rei Clodoveu era seu padrinho de batismo. Na juventude, Leonardo não quis seguir a carreira das armas, por isso o seu padrinho quis consagrá-lo seu bispo. Leonardo não aceitou, preferiu ficar ao lado de são Remígio, então bispo de Reims. Mas pediu um privilégio, só destinado aos bispos: poder libertar os prisioneiros que viesse encontrar encarcerados, no que foi prontamente atendido. 
Só mais tarde Leonardo decidiu ingressar num mosteiro para dedicar-se totalmente à vida religiosa. Primeiro, esteve no de São Maximino em Micy. Depois, foi para um antigo, fundado por santo Euspício, perto de Orleans. Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos.
Mais tarde, buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado, perto de Limonges. Lá, havia apenas uma casa tosca e simples, que lhe servia de morada. O seu ermo virou ponto de visitação de mais e mais pessoas que buscavam seus conselhos, orações e consolo. 
Certo dia, sua solidão foi interrompida de um modo especial. A chegada do rei Clodoveu, que praticava uma caçada, acompanhado da rainha Clotilde, então grávida, e que nessa ocasião foi surpreendida pelas dores do parto. O rei, aflito, buscou os cuidados de Leonardo, que eliminou as dores com suas orações e conduziu o nascimento de um lindo menino horas depois. Como recompensa, o rei Clodoveu doou aquelas terras a Leonardo. 
No local, que ele chamou de "Nobiliacum", para lembrar o gesto nobilíssimo do seu padrinho, ergueu um altar a Nossa Senhora, que, aos poucos, tornou-se uma intensa e fervorosa comunidade religiosa, culminando com a construção do Mosteiro de Noblac. 
Diz a tradição que o monge Leonardo só deixava o mosteiro quando alguma missão o exigia, especialmente quando se tratava de resgatar e converter os pagãos encarcerados. E ainda, ele teria sido visto libertando nobres franceses que estavam prisioneiros dos turcos muçulmanos invasores. O prodígio teria ocorrido por volta do ano 1000, muitos séculos depois de sua morte, em 6 de novembro de 545. 
O culto de são Leonardo de Noblac, uma das devoções mais antigas dos fiéis franceses, propagou-se em todo o mundo cristão e foi reconhecido pela Igreja. A festa ocorre no dia 6 de novembro, considerado o dia de sua morte.

****
Mensagem de hoje

O mundo pertence aos otimistas; os pessimistas 
são meros espectadores. (Eisenhower). 

Boa terça-feira  repleta de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.

Nenhum comentário: