domingo, 18 de novembro de 2012

Teatro e pedágio abrem semana de mobilização contra a dengue


Teatro educativo, pedágio, palestras e orientações em sala de espera de unidades de saúde são algumas das ações que serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 19/11, pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, no combate e prevenção à Dengue. As atividades fazem parte da Semana de Mobilização contra a doença, que será realizada em todo o Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
 Em Rio Preto, segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, o objetivo das atividades é chamar a atenção da população que a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, não pode parar.
 “Principalmente nessa época do ano, em que as chuvas são freqüentes e temos maiores temperatura, condição perfeita para a proliferação do mosquito”, afirma.
 No último mês de outubro, o município alcançou o menor índice de Breteau dos últimos anos – 0,4. O recomendado pelo Ministério da Saúde como satisfatório é até 1. Tal condição retirou Rio Preto da relação de cidades da Secretaria de Estado da Saúde com risco de epidemia para o próximo ano.
 “Mas isso não é motivo para combater o mosquito todos os dias. Os cuidados não devem cessar”, afirma Oliveira.
 A Semana de Mobilização, que vai até a próxima sexta-feira (23/11), terá na próxima segunda-feira orientações em sala de espera das unidades de saúde já a partir das 7h30, pedágio com agentes de saúde, às 8h30, no semáforo da avenida Philadelpho Gouvea Netto, com rua Primeiro Mestre, teatro educativo na escola municipal de educação infantil Amália Senir, no Romano Calil, nos períodos da manhã e tarde.
 Ações 
O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: