domingo, 30 de dezembro de 2012

Ativista negra ROSA PARKS terá selo no EUA


A ativista negra Rosa Parks, uma das principais líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, será homenageada em selo em 2013, quando completaria 100 anos. Os Correios americanos ainda não anunciaram a data exata do lançamento, que incluirá Envelope de 1º Dia de Circulação.


Parks tornou-se mundialmente conhecida aos 43 anos, em 1955, quando foi presa por se recusar a ceder o lugar no ônibus a um branco, desafiando a legislação racista então vigente em vários Estados do sul dos EUA. O gesto corajoso, punido com multa e prisão, deu início a um boicote público de quase um ano ao sistema de transporte público.
Parks foi obrigada a deixar a cidade em 1957, após perder o emprego e ser ameaçada de morte. Escreveu quatro livros e continuou a militar pela igualdade. “A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no ônibus foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Aguentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo”, disse Rosa, em 1992. A ativista morreu em 2005, aos 92 anos. (Fonte: blog.correios.com.br/filatelia). 


Nenhum comentário: