sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Mundial de Luta contra Aids terá testagem e orientação hoje (1/12) no Centro


Testagem gratuita para HIV, distribuição de preservativos e materiais informativos são algumas das ações de orientação que a população vai encontrar hoje,  sábado (1º/12), na praça Dom José Marcondes, área central de Rio Preto.
 As atividades, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, lembrado nessa data, fazem parte da Campanha Fique Sabendo 2012, promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
 Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, serão montados estandes de prevenção, que vão atender os munícipes das 9 às 13 horas.
 “Teremos aconselhamento e testagem-rápida para HIV, distribuição de folders educativos, realização de oficinas para confecção do laço vermelho, símbolo da luta contra Aids, com bexigas distribuídas aos usuários e também a Caixa das Sensações, uma sensibilização para desconstrução de mitos em relação ao uso do preservativo”, afirma a coordenadora.
 No local também será montado o Painel de Expressão, em formato de laço onde serão afixadas mensagens de apoio à luta contra Aids deixadas pelos usuários. “ONGs parceiras terão espaço para desenvolver atividades demonstrativas de seus trabalhos e também teremos música ao vivo”, ressalta Aracelis.
 De acordo com a coordenadora a campanha visa incentivar as populações ‘virgens de testagem’, em especial as mais vulneráveis, que passaram por alguma situação de risco, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações, a se testarem.
 O teste de diagnóstico para HIV estará disponível em 26 pontos diferentes do município – sendo 25 unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
 Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 4.112 casos de Aids. Desse total, 2.044 estão vivos, o que corresponde a 49,70%. Do total de casos, 2.801 são de pessoas do sexo masculino e 1.311 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos.

Nenhum comentário: