sábado, 29 de dezembro de 2012

Espaços do esporte brasileiro em selos


Os Correios lançaram no dia 14 de dezembro, nas cidades de São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e Maringá/PR, cinco selos homenageando centros de competição do esporte nacional: O Hipódromo da Gávea – Jockey Club Brasileiro/RJ, o Kartódromo Ayrton Senna/SP, o Estádio Jornalista Felipe Hanriot Drummond/Mineirinho/MG, o Autódromo Internacional Nelson Piquet/DF e o Velódromo da Prefeitura de Maringá/PR.
O desafio no projeto dos selos consiste em integrar visualmente categorias distintas de esportes. Mantendo o mesmo padrão visual, cada selo foi dividido em três partes: no canto superior esquerdo, aparece uma ilustração representando a atividade que caracteriza cada centro: hipismo, corrida de kart, voleibol, automobilismo e ciclismo. Na segunda área, à direita, aparece uma representação gráfica do circuito ou vista superior do espaço. Abaixo, na terceira área, aparece uma fotografia de cada local de competição. Com arte de J. Carlos Braga, as imagens dos selos foram trabalhadas no estilo de ilustração e efeito fotográfico digital.
Cada selo tem tiragem limitada de 48 mil unidades (240 mil selos, no total) e valor facial de R$ 2,00.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Histórico


Hipódromo da Gávea – Jockey Club Brasileiro
Fundado em 1932, na cidade do Rio de Janeiro, com a fusão do Derby Club, que funcionava onde hoje é o Estádio do Maracanã, e do Jockey Club que, desde 1926, já estava no Hipódromo da Gávea, surgiu o Jockey Club Brasileiro.
A primeira diretoria do clube teve como presidente o Sr. Linneo de Paula Machado, responsável pela construção da bela sede da Gávea, com projeto do francês, radicado no Rio de Janeiro, Francisco Couchet, e do brasileiro Archimedes Memória. A obra é considerada um marco arquitetônico único da cidade.
Em 6 de agosto de 1933, foi realizado no Hipódromo da Gávea o primeiro Grande Prêmio Brasil, com premiação de 300 contos de réis. Como vencedor desse páreo histórico sagrou-se o tordilho Mossoró, levando ao delírio os torcedores presentes naquela tarde. Na mesma época, instituíu-se o Swepstake, famosa loteria de cavalos, de grande sucesso na Europa.
De todos os Grandes Prêmios realizados em diversos hipódromos brasileiros, o GP Brasil continua sendo, até hoje, a prova mais importante do turfe nacional. (Fonte: Jockey Club Brasileiro).


Kartódromo Ayrton Senna
O Kartódromo Municipal de Interlagos, inaugurado em 1970, é palco das mais importantes e tradicionais competições latinoamericanas, sendo o preferido da maioria dos kartistas, por conta do seu traçado seletivo. Muitos dos principais pilotos brasileiros começaram a sua carreira nesse circuito, entre eles o tricampeã Mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. E foi em homenagem a esse ídolo do esporte nacional que o Kartódromo recebeu o seu nome em 1994.
O circuito tem extensão de 1.150 metros, com largura de 5 metros e um total de 12 curvas – 8 para a direita e 4 para a esquerda. Além disso, os usuários da área contam com 61 boxes, arquibancada para 1 mil pessoas e um espaçoso estacionamento. Sua pista, de desenho ambicioso, tem capacidade para além do traçado oficial, para ser adaptada a outros 10 diferentes circuitos. O espaço é o mais procurado pelos pilotos da categoria para a realização de treinos. (Fonte: São Paulo Turismo – SPTuris).


Estádio Jornalista Felipe Hanriot Drummond/Mineirinho
Fruto de um projeto ambicioso e inovador, o Estádio Jornalista Felipe Hanriot Drummond, o Mineirinho, com seus 80 mil m² é, atualmente, o maior ginásio poliesportivo coberto do Brasil. Desde a sua inauguração, em 15 de março de 1980, o Mineirinho se tornou um dos principais palcos do esporte brasileiro.
O primeiro passo para a edificação de um ginásio poliesportivo coberto em Belo Horizonte partiu da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (ADEMG), autarquia do Governo de Minas, quando, em meados de 1971, por determinação do governador Rondon Pacheco, nasceu o projeto do “Palácio dos Esportes”, que o povo denominou Mineirinho, a exemplo do seu irmão maior, o Mineirão.
A escolha do local para a construção do Palácio dos Esportes não foi em vão. Construído ao lado do Mineirão, formou-se, assim, com o Centro Esportivo Universitário e a Hípica, um complexo olímpico, na região considerada o principal cartão-postal da capital mineira, a Pampulha.
O conjunto do Mineirinho foi projetado como uma estrutura circular em concreto, com o diâmetro de 144m, divididos em oito blocos interligados. São, ao todo, nove níveis, com 35 metros de altura em seu ponto mais alto.
O Mineirinho recebe as principais competições do esporte especializado, como a Copa do Mundo, Superliga e a Liga Mundial de Vôlei, Liga Futsal, competições de Basquete, Judô, Handebol, Jiu-Jítsu, além de abrigar diversas federações desportivas de Minas Gerais. O Palácio dos Esportes é famoso pelas constantes quebras de recordes de público nessas modalidades esportivas.
Comprovando a excelência de uma das mais importantes casas de eventos do estado, o Mineirinho recebe, também, eventos culturais, religiosos e feira de artesanato. Os mais consagrados artistas nacionais no ápice da carreira tiveram passagem obrigatória pelo Mineirinho, palco também dos maiores shows internacionais de Belo Horizonte. (Fonte: Ricardo Afonso Raso, Diretor-Geral da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais – ADEMG).


Autódromo Internacional Nelson Piquet
O Autódromo Internacional Nelson Piquet começou a ser construído em 12 de maio de 1972, sendo inaugurado dois anos depois, em 03 de fevereiro de 1974, com o nome de Autódromo Internacional Presidente Médici.
Foi projetado pelo engenheiro Samuel Dias, que fez um circuito misto, contendo uma extensão de 5.475,58m, distribuído em seis curvas para a esquerda e seis para a direita e a maior reta tem 750m. É considerado até hoje como um dos melhores traçados do mundo.
Sua inauguração deu-se em uma corrida de Fórmula 1, vencida pelo piloto Emerson Fittipaldi. Em dezembro de 1996, o Autódromo recebeu outra prova internacional, desta vez com a categoria BPR - Gran Turismo, com vitória do piloto Nelson Piquet, carioca de nascimento, mas brasiliense de coração e morador da cidade desde a infância. Piquet inclusive foi arrendatário do Autódromo por aproximadamente 10 anos. Como forma de homenagear o tricampeonato do piloto nos anos de 1981, 1983 e 1987, em 1988 o espaço ganhou o nome de "Autódromo Internacional Nelson Piquet".
A história do Autódromo ficou marcada também pela lendária prova de 1000 km de Brasília, que contou com a participação de grandes pilotos nacionais e internacionais. (Fonte: Herlison Ronan F. da Silva, Diretor do Autódromo Internacional Nelson Piquet).


Velódromo da Prefeitura de Maringá
Inaugurado em 2008, o Velódromo da Prefeitura do Município de Maringá-PR, mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer, é um local de treinamento do Clube Maringaense de Ciclismo, também usado pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Atualmente, entre 50 e 60 ciclistas utilizam o espaço.
Possui uma escolinha para público infanto-juvenil na faixa etária de 10 a 14 anos, com aproximadamente 245 alunos matriculados, sendo que 90% dos equipamentos utilizados nas aulas são cedidos pela Associação Maringaense de Ciclismo.
Durante o período de funcionamento, o velódromo já recebeu o Campeonato Brasileiro Adulto e o Brasileiro de Juniores, e as provas dos Jogos Abertos do Paraná. Com frequência recebe a seleção Brasileira para treinamentos. (Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá).



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