quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Prefeitura dá início à obra do Parque Tecnológico e Secretaria da Mulher na Campanha Laço Branco


O prefeito Valdomiro Lopes assinou ontem (05/12) a ordem de serviço para a instalação do canteiro de obras da sede administrativa do Parque Tecnológico. A obra já está licitada e a empresa que fará a primeira etapa de construção será a Contec Terraplanagem e Construções. 
“Quando assumi o governo, em 2009, ainda nem estávamos incluídos no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, mas fizemos uma gestão forte e conseguimos”.
A obra dependia da licença ambiental da Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, que foi liberada terça-feira (04/12). “Agradeço ao secretário (de meio Ambiente) Bruno Covas pelo empenho”, destacou o prefeito.
O prefeito agradeceu muito a gestão do deputado estadual Orlando Bolçone e atribuiu a ele a conquista. “O Bolçone é o pai do Parque Tecnológico”, disse Valdomiro. Ele citou também o cirurgião cardíaco, Domingo Marcolino Braile como um dos incentivadores do projeto.
A Secretaria de Planejamento e gestão estratégica já tem cadastradas 60 empresas que desejam se instalar no Partec. “Só irão para lá empresas que empregam tecnologia”, informa o secretário de planejamento, Milton Assis.
As obras começam na próxima semana e serão realizadas em várias etapas. A primeira terá custo de R$1,9 milhão provenientes dos cofres municipais e já está licitada. O custo total da obra está previsto em R$17 milhões, que devem ter parte liberada pelo Governo do Estado.
A primeira etapa de obras será concluída em 2013.  No entorno do parque já há empresas de tecnologia se instalando. 
O Pólo Joalheiro terá 40 empresas, nas proximidades do Distrito Industrial Ulisses Guimarães, onde já estão as empresas Ventura Biomédica; Polux fabricante de neuronavegador para cirurgia cerebral e IBF – Instituto Brasileiro de Farmacologia. “O Parque tecnológico saiu do papel faz tempo”, avalia Milton Assis. 

Secretaria da Mulher na 
Campanha do Laço Branco

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, promove nesta quinta-feira (06/12) mais uma ação da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”, trata-se da Campanha Brasileira do Laço Branco.
A Campanha do Laço Branco consiste em mobilizações por todo País para promover a igualdade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. E tem como objetivo sensibilizar e envolver os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.
A ação vai acontecer na Rua Pedro Amaral, próximo da rodoviária, das 9 às 12 horas. E consiste na distribuição de laços brancos, adesivos e folhetos informativos. Os 16 Dias de Ativismo começou no dia 20 de novembro e termina na próxima segunda-feira (10/12).
Campanha do Laço Branco 
O Dia internacional da Não violência contra as mulheres, marcado pelo massacre de mulheres em Montreal no Canadá, no dia 6 de dezembro de 1989, no qual Marc Lepine invadiu armado uma sala de aula da Escola Politécnica, ordenou que os 48 homens presentes se retirassem da sala, permanecendo no recinto somente as mulheres, Lepine atirou e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. 
Em seguida, suicidou-se. Em uma carta deixada por ele, justificava seu ato dizendo que não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente voltado para os homens. 
O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, é o dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres, consagrado pela Lei 11.489/07.

Nenhum comentário: