sábado, 24 de novembro de 2012

Bondinho do Pão de Açúcar comemora 100 anos com selo postal no Rio de Janeiro (RJ)


Um passeio com cenário de 360º de paisagens deslumbrantes

O Bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais bonitos do Brasil e, também, do mundo, comemorou 100 anos, no último dia 27 de outubro. Primeiro teleférico instalado no Brasil e o terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade do Rio de Janeiro.
Para celebrar o centenário do Bondinho, os Correios lançaram no Rio de Janeiro (RJ), um bloco comemorativo com dois selos, em homenagem a esse complexo composto por edificações e pelo meio ambiente, que reafirma a identidade do lugar como marco histórico, marco geológico e Patrimônio Cultural Nacional.
A festa, no alto do Morro da Urca, incluiu lançamento de moeda comemorativa, pela Casa da Moeda do Brasil.


Sobre o bloco
De autoria da fotógrafa Marluce Balbino, a foto reproduzida no bloco registra, em uma tarde de céu límpido, a saída de mais um passeio de turistas no Bondinho Pão de Açúcar, que, há 100 anos, propicia aos visitantes admirar a beleza do complexo turístico da cidade do Rio de Janeiro. Os selos focalizam o pico do Pão de Açúcar, uma das estações do passeio, e o bondinho no teleférico. Abaixo dos selos, as logomarcas do centenário do bondinho e a da Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, que será realizada no Rio de Janeiro. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e de computação gráfica.
A peça tem tiragem de 150 mil unidades, no valor de R$ 4,80 (R$ 2,40 cada selo) e pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
No século XVI, o açúcar transportado da Ilha Madeira para consumo na Europa era preservado em cones conhecidos como pães de açúcar. Esses cones eram moldados em vasos cuja forma lembrava sino de igreja. A pedra fundamental de granito, com 396 metros de altura, que flanqueia a entrada da Baía de Guanabara era muito semelhante a esse cone. Daí a ideia do batismo pelos portugueses.
As obras de edificação das estações e instalação do teleférico começaram em 1909, e duraram pouco mais de 3 anos. Os bondinhos chegaram prontos da Alemanha. O trecho inicial, com extensão de 528 metros, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em 27 de outubro de 1912. O segundo trecho, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, totalizando 750 metros de distância, foi inaugurado em 18 de janeiro de 1913.
No Pão de Açúcar, atualmente, funcionam dois sistemas teleféricos independentes, classificados como de grande porte, com dois bondinhos em cada linha, circulando em vai-vém (jig-back). A capacidade de transporte do teleférico é de 1.360 passageiros por hora. O Bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, e é o único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes devido ao acrílico e policarbonato utilizado, de tecnologia de aviação.
O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio-Niterói; e, ao fundo, a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.
Nessas muitas décadas vividas e passeios realizados a bordo dos bondinhos, algo permaneceu inabalável: a vontade das pessoas que acreditaram, e não mediram esforços, para tornar real o sonho do visionário engenheiro Augusto Ferreira Ramos de construir um caminho aéreo ligando a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, por meio de teleférico. Mais tarde, coube a Cristóvão Leite de Castro dar continuidade a esse sonho e modernizar o sistema do teleférico e os serviços da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. Ousadia até para os dias atuais.
“O grande mérito do turismo, a grande realização do turismo em termos econômicos, políticos e sociais é ser o maior instrumento de paz” já dizia Cristóvão Leite de Castro, vislumbrando que aquele feito seria mais do que apenas um ponto turístico.



1ª Costela Marruada de Chão amanhã no HABM



Paróquia Imaculada Conceição de Rio Preto realiza a partir de hoje a 20ª Festa da Padroeira


Cartaz de programação do evento que
inicia hoje com JANTAR MINEIRO às 20h30 
Para comemorar os 20 anos de criação da paróquia Imaculada Conceição de Rio Preto (1993-2013) e os 20 anos de ordenação sacerdotal do padre Cido, a comunidade paroquial preparou uma série de atividades para celebrar a data. 
A festa acontecerá entre os dias 24 de novembro a 8 de dezembro (Dia de Imaculada Conceição).

A 20ª Festa da Padroeira começa neste sábado, dia 24, às 20h30, com o Jantar Mineiro, no salão de festas. A grandiosa quermesse com diversas barracas de alimentação será realizada entre dias 1º e 8 de dezembro, aos sábados, com início às 20h.  Pela programação religiosa haverá entre os dias 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre com início às 19h30, a Novena em Honra a Nossa Senhora, com a presenças de alguns padres da Diocese de Rio Preto.
Durante todos os dias da festa, a organização pede a colaboração da população de 1 quilo de alimento não perecível como gesto concreto.  
No dia 8 de dezembro (Feriado do Dia de Imaculada Conceição), a partir das 12h, haverá o momento mariano, com a participação da irmã Neuza, da Congregação das Irmãs de Santo André. Logo mais às 18h, está prevista missa e procissão pelas ruas do bairro. 

Comunidade Mar a Dentro realiza hoje missa em homenagem ao Padre Douglas Metran


A Comunidade Mar a Dentro celebra hoje, sábado, dia 24,
o dom da vida do padre Douglas Metran, o dia é dedicado a ele.
Todos estão convidados para a missa que acontece
 às 19h, na sequência será realizada uma confraternização. 

Local: CEFA-Centro de espiritualidade
formação e aconselhamento João XXIII.
Rua: São Bento,574/Vila Nossa Senhora Aparecida


Paróquia Nossa Senhora do Carmo
 realiza missa para pastoral da 3ª Idade 

No dia 25 de novembro, será realizada a missa Diocesana da
pastoral da 3ª Idade, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
 A missa tem inicio, às 9h30.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo fica na
rua Cristóvão Colombo, 935 no Jardim América.
Mais informações pelo telefone 3224-0170.

Agridoce no (im)Pulso hoje e amanhã no Sesc RP



SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
Informações: (17) 3216-9300
www.sescsp.org.br/riopreto

Parabéns à você, nesta .... e Santo do dia de hoje Santo André Dung-Lac e companheiros


ADEMIR APARECIDO DONADOS,
ALVARO CASANOVA DUTRA,
ANTONIO BEZERRA DOS SANTOS,
BRUNO R. BARBOSA,
ELIANDRO PUCHARELLI,
FLAVIO QUINTINO,
IRAIDES BARBOSA DA SILVA SANTOS,
JANE ELZIRA INTIMA PEREIRA,
JOSE ANTONIO MORETTO, 
JOSE APARECIDO TEIXEIRA,
LUIS CARLOS COSSARI,
MAURICIO EL HASSAN,
MERLI MARIA GARCIA DINIZ,
NEUZA LUCY MARCOS,
THELOMA DA SILVEIRA RODRIGUES,
ZILDA DOS SANTOS CARREIRA.

****

Santo do dia de hoje

Santo André Dung-Lac 
e companheiros

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. 
Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita. 
Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio. 
Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã. 
Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região. 
A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte. 
Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de santo André Dung-Lac no dia de sua morte.


****

Mensagem de hoje

Evite empregar dinheiro em coisas que trazem 
arrependimentos. (Marquês de Maricá). 

Ótimo fim de semana cheio de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.

A Página da Vida, 24 de novembro de 2011


*

*




Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 24 de novembro de 2010


**

**

**

**
       
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 24 de novembro de 2009


***

***

***

*** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 24 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novembro Azul que visa orientar homens sobre câncer de próstata


Técnicos da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e membros da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) participam nesse sábado, dia 24/11, do movimento Novembro Azul, que visa orientar os homens sobre câncer de próstata e importância de exames preventivos a partir dos 40 anos.
 A ação será realizada das 8 às 12 horas, na praça Dom José Marcondes, na área central do município.
Segundo a coordenadora do programa de Saúde do Adulto e Idoso, Fernanda Salomão Gorayeb, técnicos vão distribuir material informativo sobre saúde do homem, câncer de próstata e exames preventivos.
 “Também será realizada orientação sobre o programa Saúde do Homem, do município, que prevê atendimento diferenciado ao público masculino”, afirma a médica.
Saúde do homem
Moradores de São José do Rio Preto que queiram fazer exames preventivos para câncer de próstata, além de outras doenças masculinas, podem agendar consulta especializada dentro do Programa de Saúde do Homem já implantado nas UBSs de Saúde do Parque Industrial, Vetorazzo, Vila Toninho e Santo Antônio, em qualquer dia da semana dentro do horário de funcionamento das unidades.
A proposta do programa é aumentar a expectativa de saúde do homem, reduzir os índices de doenças e incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, o que evita complicações em quadros que poderiam ser facilmente controlados quando identificados com antecedência.
Para marcar a consulta, o usuário do SUS pode ir até a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento para o Programa de Saúde do Homem ou agendar o atendimento na própria UBS.
O programa de Saúde do Homem oferece à população masculina atendimento clínico diferenciado com acompanhamento de agravos não transmissíveis, foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e em patologias da próstata, disfunções sexuais, além de oferecer distribuição de insumos como preservativos e orientação sobre planejamento familiar.

Programa de Saúde do Homem 

Unidade Básica de Saúde Parque Industrial 
Rua Expedicionários, 1.541 – Parque Industrial 
Atendimento – Segunda a quinta-feira, das 17h às 22h 

Unidade Básica de Saúde Vetorazzo 
Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, 711 
Atendimento – Toda segunda-feira, das 12h às 22h 

Unidade Básica de Saúde da Vila Toninho 
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 711 
Atendimento – Toda terça-feira, das 17h às 22h 

Unidade Básica de Saúde do Santo Antônio 
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 
Atendimento – Toda sexta-feira, das 17h às 22h.

Prefeitura participa da Caravana da Cidadania


A Prefeitura de São José do Rio Preto participa nesse sábado (24/11), da 15ª edição da Caravana da Cidadania, ação promovida pela Acirp –Associação Comercial e Empresarial. O evento, que acontece das 9 às 17 horas, será realizado na escola municipal Cyrino Vaz de Lima, no Parque Residencial Nova Esperança, região norte do município.
 A expectativa da Acirp é de que pelo menos 7 mil pessoas do bairro e proximidades participem da ação que terá 350 voluntários.
 Da Prefeitura, participam da Caravana as secretarias de Assistência social, Educação, Saúde, Trânsito, Meio Ambiente, além do Fundo Social de Solidariedade e Semae.
 Na área da Educação será montado um espaço com orientações sobre serviços prestados pela pasta como matrículas na rede municipal de ensino, passe estudantil e transporte escolar, além do Bolsa Escola. Na mesma área será disponibilizado área para brincadeiras e jogos voltados para crianças, além de exposições de livros que integram o projeto Ler e Escrever.
 A Secretaria de Saúde, por meio do ônibus do projeto Saúde no Bairro, vai realizar avaliação odontológica, atualização do calendário vacinal para adultos, além de realizar exames como medição de glicemia e aferição de pressão arterial.Também serão distribuídos materiais educativos com orientações sobre dengue e outras doenças.
 A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança vai orientar a criançada sobre leis de trânsito por meio da mini-cidade do trânsito, espaço que simula a realidade de tráfego com ruas, semáforos e veículos, no caso, bicicletas e carrinhos. Também será realizada palestra educativo e distribuição de material informativo.
 Já a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania, deverá orientar a população sobre os serviços prestados pelo órgão.
 O Fundo Social de Solidariedade vai participar por meio do Banco de Alimentos, expondo processo de higienização e manipulação de alimentos com a demonstração passo a passo da desidratação de tomates. O órgão também deverá apresentar os cursos profissionalizantes e realizar oficinas de fuxico e tear.
 A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo distribuíra 300 mudas de árvores de pequeno e médio porte, apropriadas para o plantio em calçadas. Também será distribuído composto orgânico para adubar as plantas. Técnicos da pasta vão orientar sobre os cuidados para manutenção das espécies.
 Segundo a Acirp, serão oferecidos ainda serviços de beleza e bem-estar, cidadania com a presença do Poupatempo e Brecho Solidário com renda revertida à Associação Madre Thereza de Calcutá. Simultaneamente, a Associação também vai aceitar doações de livros infantis para doação posterior à biblioteca da escola Cyrino Vaz de Lima.

15ª Caravana da Cidadania
Data – 24/11/2012 (sábado)
Horário – 9 às 17 horas
Local – Escola Municipal Cyrino Vaz de Lima (Rua Reginaldo
Perpétuo Raimundo Salgado, 266, Parque Nova Esperança)

Paróquia Santa Luzia de RP realiza quermesse e Bazar Beneficente acontece neste sábado


Nos dias 24, 01 e 08 de dezembro haverá quermesse na Paróquia Santa Luzia.
Do dia 04 ao dia 12 será realizada novena, às 20h, e no dia 13 de dezembro alvorada às 6h e missa, às 8h, às 15 e 20h com procissão.
Local: Paróquia Santa Luzia
Rua: Siro Libanesa, 1004 – Bairro São Joaquim
Telefone: 3227-2677




Bazar Beneficente 
acontece neste sábado 

Será realizado neste sábado, dia 24, a partir das 14h, Bazar da Pechincha, com renda total em prol da entidade filantrópica "Creche Eurípedes Barsanulfo".
Serão comercializados roupas e calçados de ótima qualidade com preço baixo. O dinheiro arrecadado será revertido para as crianças de 0 a 15 anos atendidas pela instituição.
A feira será na rua Olavo Guimarães Correa, 600, no Jardim Urano. Mais informações podem ser obtidas com Sebastião (voluntário) pelo fone (17) 9605-4189 .

Paróquia Santa Luzia de Votuporanga faz quermesse e Santa Rita sua programação


Nos dias 24 de novembro, 01, 08 e 13 de dezembro a Paróquia Santa Luzia de Votuporanga promove grandiosa quermesse.
Local: Paróquia Santa Luzia
Rua: São Paulo, 4521 – Santa Luzia
Telefone: (17) 3422-2600  

Paróquia Santa Rita de Cássia 
divulga  a sua programação

A Paróquia Santa Rita de Cássia realiza no dia 24 de novembro, Retiro de Crismandos, das 8h às 11h. No dia 25 de novembro, às 10h, será realizada a 1ª Eucaristia na Capela Santa Mônica.
Confira a Programação:

CRISMA EM SANTA MÔNICA
Dia 28 de novembro às 20h00
30 adolescentes
Celebrante: Padre Jarbas

CRISMA EM SANTA RITA
Dia 29 de novembro às 20h00
19 adolescentes e 7 adultos
Celebrante: Padre Jarbas
PARÓQUIA SANTA RITA
Rua Rafael Vernucci, 68
Vila Santa Maria

Laboratório Cênico da Cia. Cemitério de Automóveis - 30 anos no Sesc Rio Preto‏



Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje São Clemente I


APARECIDA MARA DE SALES PEREIRA,
EUCLIDES SPATTI,
LUIZ CARLOS V. MENITE 
MAGDA  PINHEIRO e 
TALITA PILEGGI RAMOS ALVES.

****

Santo do dia de hoje

São Clemente I

Clemente foi o quarto papa da Igreja de Roma, ainda no século I. Vivia em Roma e foi contemporâneo de são João Evangelista, são Filipe e são Paulo; de Filipe era um dos colaboradores e do último, um discípulo. Paulo até citou-o em seus escritos. A antiga tradição cristã apresenta-o como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Mas foi o próprio Clemente que registrou sua história ao assumir o comando da Igreja, sabendo do perigo que o cargo representava para sua vida. Pois era uma época de muitas perseguições aos seguidores de Cristo. 
Governou a Igreja por longo período, de 88 a 97, quando levou avante a evangelização firmemente centrada nos princípios da doutrina. Enfrentou as divisões internas que ocorriam. Foi considerado o autor da célebre carta anônima enviada aos coríntios, que não seguiam as orientações de Roma e pretendiam desligar-se do comando único da Igreja. Através da carta, Clemente I animou-os a perseverarem na fé e na caridade ensinada por Cristo, e participarem da união com a Igreja. 
Restabeleceu o uso do crisma, seguindo a tradição de são Pedro, e instituiu o uso da expressão "amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, também seu parente, fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Graças a Domitila, muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade. 
Clemente I expandiu muito o cristianismo, assustando e preocupando o então imperador Nerva, que o exilou na Criméia. A essa altura, assumiu, como papa, Evaristo. Enquanto nas terras do exílio, Clemente I encontrou mais milhares de cristãos condenados aos trabalhos forçados nas minas de pedra. Passou a encorajá-los a perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos. 
A notícia chegou ao novo imperador Trajano, que, irritado, primeiro ordenou que ele prestasse sacrifício aos deuses. Depois, como recebeu a recusa, mandou jogá-lo no mar Negro com uma âncora amarrada no pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101, como consta do Martirológio Romano. 
O corpo do santo papa Clemente I, no ano 869, foi levado para Roma pelos irmãos missionários Cirilo e Metódio, também venerados pela Igreja, e entregue ao papa Adriano II. Em seguida, numa comovente solenidade, foi conduzido para o definitivo sepultamento na igreja dedicada a ele. Na cidade de Collelungo, nas ruínas da propriedade de Faustino, seu pai, foi construída uma igreja dedicada a são Clemente I. A sua celebração ocorre no dia da sua morte.

É dia também de 


****

****

Mensagem de hoje

DEUS É AMOR... e aquele que permanece no Amor, permanece 
em Deus; e Deus, nele. (Epístola de João).

Ótima sexta-feira cheia de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.


A Página da Vida, 23 de novembro de 2011


*





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 23 de novembro de 2010


**

**

**

**

**
   
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de novembro de 2009


***

*** 

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pastoral resgata cidadania de crianças e jovens


A Pastoral do Menor da Diocese de São Jose do Rio Preto, como serviço da Igreja, por seu mandato primordial de serviço humano-religioso aos adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de internação, aos egressos, e por sua opção preferencial pelos mais necessitados, quer ser uma presença e referencia de Jesus Cristo e da Igreja na sociedade, no que concerne a realidade de todas as pessoas envolvidas com as questões da medida privativa da liberdade.  
  O programa de Assistência Religiosa da Pastoral do Menor realiza-se a partir da evangelização na prática do amor divino, concretizado em Jesus Cristo e da construção da cidadania, baseada nas convenções internacionais de direitos humanos da ONU e assinadas pelo Governo Brasileiro.
 Avalia-se que, por tudo isto, possamos ser pessoas de confiança para os internos e seus familiares, bem como para todos os funcionários e autoridades que assumem a ética sincera. Por esta aproximação de paz e moralizante pensamos poder contribuir para a implementação de experiências de uma moral de co responsabilidade e respeito mútuo e para a conquista de uma cidadania não infratora.
 Dentre as atividades a serem desenvolvidas, podemos destacar os Encontros Semanais de Oração e Reflexão; as Celebrações de Missas e, quando necessário os sacramentos; a atuação junto as Campanhas da Fraternidade, campanhas de arrecadação de itens de higiene e alimentação; campanha de arrecadação de roupas e cobertores; distribuição de materiais litúrgicos, trabalhos de assistência social familiar; encaminhamento e acompanhamento a Comunidades Terapêuticas de dependência química, álcool e tabaco, e encaminhamento para o mercado de trabalho.


 As visitas pastorais acontecem na Casa Semi Liberdade e todos os sábados das 14h às 16h, na Fundação Casa de São José do Rio Preto, com a participação dos seminaristas Michel Candeu, Thiago Batista, Rafael Vicente e leigos. A Pastoral do Menor convida voluntários para participarem das atividades. Mais informações (17) 3236-2796 ou 8803-5062 com Odair Boldino (coordenador diocesano).   

Inscrições para Conferência da Saúde terminam nessa sexta e Saúde no Bairro visita Estância Bela Vista


Terminam nessa sexta-feira, (23/11), as inscrições para VIII Conferência Municipal de Saúde, evento do Conselho Municipal de Saúde, que tem apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
 Podem participar do evento usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) – 150 vagas, trabalhadores da saúde – 75 vagas, além de gestores e prestadores de serviço (75 vagas).
 Os interessados em participar podem se inscrever na sede do Conselho, localizado na rua Santo André, 504, no Jardim Europa, pelo email cmsriopreto@cmsriopreto.com.br ou por fax, no telefone (17) 3222-1042.
 Os funcionários da Saúde podem baixar a ficha de inscrição do site, imprimir e enviar via malote. Já as inscrições dos conselheiros de saúde será realizada pelo próprio Conselho de Saúde.
 A Conferência será realizada no dia 1º de dezembro, no Teatro Paulo Moura (Swift), das 8 às 14 horas. O tema em debate será “SUS: o melhor sistema de saúde pública”.

Saúde no Bairro visita 
Estância Bela Vista

O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nessa sexta-feira (23/11), a Estância Bela Vista, localizada na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Vila Toninho.
 Por meio de dois ônibus adaptados com consultórios odontológico, médico e ginecológico adaptados, o atendimento à população será realizado das 8 às 16 horas.
 Além de atendimento médico, serão realizados exames como aferição de pressão arterial, glicemia e testes de diagnóstico para HIV, Sifilis e Hepatites Virais.
 Para ser atendido, basta que o interessado compareça até o local em que o ônibus da Saúde está estacionado, portando documentos pessoais com foto.

Projeto Saúde no Bairro
Data – 23/11/2012 (Sexta-feira)
Horário – 8 às 16 horas
Local – Estância Bela Vista /Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua 2, nº36 B).

Prefeitura e Dnit vão a Brasília pela BR-153 e Fundo entrega enxoval para gestantes


O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Milton Assis e o Superintendente do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte no Estado de São Paulo, Ricardo Rossi Madalena se reuniram nesta quarta-feira (22/11) no Dnit em Brasília.  Eles foram pedir a inclusão do projeto de duplicação da BR-153 no PAC-2.  “Fomos discutir com técnicos do Dnit uma forma de acelerar a inclusão da duplicação da BR-153 no PAC 2”, explicou Assis.
Ele destacou que a Prefeitura de São José do Rio Preto vai continuar empenhada na realização da obra de duplicação.

Fundo entrega enxoval 
para gestantes

Representantes do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, entregaram nesta quinta-feira (22/11), 20 kits de enxovais para bebês. Todas as peças de roupas foram confeccionadas pelas alunas do curso de Formação Profissional em Corte, Costura e Modelagem, do Fundo Social.
 Cada kit entregue contém uma bolsa em tecido, três calças, uma manta, duas fraldas de pano, um macacão, três conjuntos de body, além de cotonetes, fraldas descartáveis, lenços umedecidos, sabonetes e pomadas para assadura, para facilitar nos primeiros cuidados com o bebê.
 O projeto “Costura e Arte” é uma parceria entre o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP, Município de São José do Rio Preto e Fundo Social de Solidariedade. As peças foram feitas pelas alunas da 2ª turma em Corte, Costura e Modelagem, que concluirão o curso no próximo mês de dezembro. Todas as alunas foram acompanhadas e orientadas pela professora Lúcia Maria de Carvalho.
 A primeira-dama Eliana Lopes conferiu os kits antes da entrega. “O kit foi feito para encher os olhos das mães que receberam, cada roupinha, macacão, foi feito com detalhes, feito com carinho,” destacou a primeira-dama. 

Alunos do artista plástico Ary Salles expõem no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe a exposição coletiva “Amigos”, dos alunos do artista plástico Ary Salles. A mostra conta com 19 obras, nos estilos acadêmico e contemporâneo, com a técnica de óleo sobre tela. O público pode visitar a exposição até o dia 13 de dezembro.
 Ao todo, obras de 17 alunos participam da exposição. Nas telas em acadêmico são retratados temas florais, paisagens, figurativos, marinas e retratos. A mostra conta com apenas uma obra no estilo contemporâneo, além de uma tela assinada por Ary Salles.
 Salles começou a pintar há cerca de 30 anos. Dez anos depois, começou a dar aulas. “Resolvi repassar para as pessoas o que aprendi com dois grandes mestres”, comenta o artista. Atualmente, ministra aulas de pintura em um ateliê, para pessoas adultas até a terceira idade.
 A ideia de expor os trabalhos dos alunos surgiu do próprio artista. “Fazia tempo que não montava uma mostra dos alunos que, com o convívio diário, se tornam grandes amigos”, explica Salles, fazendo referência ao nome da exposição.
 Além da exposição, duas obras de Ary Salles, “Jardim de Governy” e “Leitura Interrompida”, participam do 5º Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto, que está montado na Pinacoteca Municipal, até o dia 7 de dezembro. A primeira recebeu menção honrosa.

Exposição “Amigos”, de alunos 
do artista plástico Ary Salles
Data: até 13 de dezembro
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão
Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro

"Viva" recebe doação de Shopping Cidade Norte e Programa Horta Alimento inicia mês que vem


A presidente das Escolas “Viva” de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, recebeu nesta terça-feira (20/11),  o valor de R$10 mil para investimentos em ações culturais e artísticas nas duas unidades da ONG “Viva”. A doação foi feita pelo Shopping Cidade Norte e a entrega foi feita por Nilza Soares, gerente de marketing.
 “Tivemos a alegria de ser contemplado com primeiro resultado do projeto do Shopping Cidade Norte, eles passam parte do que é recolhido no estacionamento, para um projeto social. E o primeiro a ser escolhido foi o projeto Viva, fiquei muito feliz pela ação.” Comentou a primeira-dama Eliana Lopes.
 A intenção da administração do Shopping Cidade Norte é que esse tipo de doação, feita com parte da renda do estacionamento, seja realizada periodicamente a diferentes entidades que desenvolvam ações sociais em Rio Preto.
 A escolha pelo Projeto Viva levou em consideração diversos fatores, entre os quais o amplo atendimento (iniciativa que contempla aproximadamente 600 crianças e adolescentes), a existência das duas unidades do projeto instaladas na região norte (bairros Eldorado e Dom Lafayette) e também o fato de o Viva trabalhar pela integração e valorização da família.
 As Escolas Vivas desenvolvem ações educativas complementares às escolares, dão apoio psicossocial aos familiares das crianças e adolescentes atendidos, buscam reduzir o risco de vulnerabilidade social e evasão escolar, promovem o acesso à arte e cultura e também a integração da família.
 “E o Shopping Cidade Norte também quer valorizar e investir na família, envolver-se com a comunidade, especialmente a da região norte”, diz Nilza Soares, gerente de marketing do centro de compras.
 O dinheiro doado pelo Shopping Cidade Norte será empregado nas ações culturais e artísticas das escolas Viva.  “Você percebe a evolução da empresa por essa participação social, a empresa que destina uma parte da arrecadação deles para essa ação, se preocupa com o meio ambiente, é uma empresa que respeita as pessoas e pensa no futuro”, finalizou a primeira-dama.

Estufa do Programa Horta 
Alimento inicia em dezembro 

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai implantar o programa Horta Alimento, no Parque Educativo Danilo dos Santos Miranda. Hoje (21/11) foi definida, por licitação, a empresa Gioplanta Comércio de Produtos Agropecuários, de Montemor, para construir e instalar a estufa para sistema hidropônico.
O projeto é resultado de uma parceria entre Município e o Governo do Estado para criar hortas e propagar a prática da produção de hortaliças na rede de escolas da cidade. O convênio entre município e Estado foi assinado no último mês de outubro.
O programa prevê a construção de uma estufa de 250 metros quadrados para produção de verduras no sistema de hidroponia. O custo do projeto é de R$35,7 mil, que serão repassados pelo Governo do Estado. A Prefeitura vai oferecer a área, localizada no parque educativo.
“O objetivo é oferecer cursos de hidroponia no local”, explica o secretário de agricultura, Gil Fontes. Os alunos do ensino médio também poderão participar da horta e aprender como se planta, colhe e prepara as verduras para consumo.
A construção começa no próximo mês e o projeto deve entrar em funcionamento no início de 2013.

Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo (a) do dia de hoje Santa Cecília


ALARICO HAIKEL,
ALFREDO APARECIDO MAGATTI,
ANA PAULA DOS PASSOS, 
CARLOS ALBERTO MARQUES,
CARMELITA OLIVEIRA SALVIANO,
ELIANE NIMER,
INDALECIO DOMINGOS DOS SANTOS,
JOÃO LUIZ DONZELINI JR.,
JOELMA CAPARROZ, 
KLEMERSON SANTOS,
LUIS HENRIQUE DA SILVA e
WAGNER ZACHARIAS,

****
Santo (a) do dia de hoje

Santa Cecília

Certa vez, o cardeal brasileiro dom Paulo Evaristo Arns assim definiu a arte musical: "A música, que eleva a palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e bondade". Podemos dizer que, na verdade, com suas palavras ele nos traduziu a vida da mártir santa Cecília. 
A sua vida foi música pura, cuja letra se tornou uma tradição cristã e cujos mistérios até hoje elevam os sentimentos de nossa alma a Deus. Era de família romana pagã, nobre, rica e influente. Estudiosa, adorava estudar música, principalmente a sacra, filosofia e o Evangelho. Desde a infância era muito religiosa e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da vida da Corte, para ser esposa de Cristo, pelo voto secreto de virgindade. Os pais, acreditando que ela mudaria de idéia, acertaram seu casamento com Valeriano, também da nobreza romana. Ao receber a triste notícia, Cecília rezou pedindo proteção do seu anjo da guarda, de Maria e de Deus, para não romper com o voto. 
Após as núpcias, Cecília contou ao marido que era cristã e do seu compromisso de castidade. Disse, ainda, que para isso estava sob a guarda de um anjo. Valeriano ficou comovido com a sinceridade da esposa e prometeu também proteger sua pureza. Mas para isso queria ver tal anjo. Ela o aconselhou a visitar o papa Urbano, que, devido à perseguição, estava refugiado nas catacumbas. O jovem esposo foi acompanhado de seu irmão Tibúrcio, ficou sabendo que antes era preciso acreditar na Palavra. Os dois ouviram a longa pregação e, no final, converteram-se e foram batizados. Valeriano cumpriu a promessa. Depois, um dia, ao chegar em casa, viu Cecília rezando e, ao seu lado, o anjo da guarda. 
Entretanto a denúncia de que Cecília era cristã e da conversão do marido e do cunhado chegou às autoridades romanas. Os três foram presos, ela em sua casa, os dois, quando ajudavam a sepultar os corpos dos mártires nas catacumbas. Julgados, recusaram-se a renegar a fé e foram decapitados. Primeiro, Valeriano e Turíbio, por último, Cecília. 
O prefeito de Roma falou com ela em consideração às famílias ilustres a que pertenciam, e exigiu que abandonassem a religião, sob pena de morte. Como Cecília se negou, foi colocada no próprio balneário do seu palacete, para morrer asfixiada pelos vapores. Mas saiu ilesa. Então foi tentada a decapitação. O carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. Mortalmente ferida, ficou no chão três dias, durante os quais animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram. 
O seu corpo foi enterrado nas catacumbas romanas. Mais tarde, devido às sucessivas invasões ocorridas em Roma, as relíquias de vários mártires sepultadas lá foram trasladadas para inúmeras igrejas. As suas, entretanto, permaneceram perdidas naquelas ruínas por muitos séculos. Mas no terreno do seu antigo palácio foi construída a igreja de Santa Cecília, onde era celebrada a sua memória no dia 22 de novembro já no século VI. 
Entre os anos 817 e 824, o papa Pascoal I teve uma visão de santa Cecília e o seu caixão foi encontrado e aberto. E constatou-se, então, que seu corpo permanecera intacto. Depois, foi fechado e colocado numa urna de mármore sob o altar daquela igreja dedicada a ela. Outros séculos se passaram. Em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e viu-se que o corpo permanecia da mesma forma. 
A devoção à sua santidade avançou pelos séculos sempre acompanhada de incontáveis milagres. Santa Cecília é uma das mais veneradas pelos fiéis cristãos, do Ocidente e do Oriente, na sua tradicional festa do dia 22 de novembro. O seu nome vem citado no cânon da missa e desde o século XV é celebrada como padroeira da música e do canto sacro.

É dia também de 


****

Mensagem de hoje

A bondade é sempre feliz e oportuna, quando a prudência 
a dirige e recomenda. (Marquês de Maricá).

Ótima quinta-feira cheia de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.

A Página da Vida, 22 de novembro de 2011







Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 22 de novembro de 2010


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de novembro de 2009


***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Campanha Fique Sabendo 2012 incentiva exame para diagnóstico de Aids


Pessoas que nunca fizeram o teste de Aids. Esse é o público-alvo da Campanha Fique Sabendo 2012, que será iniciada nessa quinta-feira (22/11), pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce da doença.
 De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, a campanha, que vai até o dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids – pretende estimular as pessoas que ainda não se testaram para o HIV a realizar o exame.
 “Queremos, com a campanha, incentivar as populações ‘virgens de testagem’, em especial as mais vulneráveis, que passaram por alguma situação de risco, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações, a se testarem”, afirma.
 O teste de diagnóstico para HIV estará disponível em 27 pontos diferentes do município – sendo 25 unidades de saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso em horários alternativos aos munícipes.
 Nessa quinta-feira, por exemplo, a unidade itinerante vai estar na UBS Vila Mayor, na região norte do município, das 15 às 21 horas. Na sexta será a vez da Estância Bela Vista, das 8 às 15 horas.
O exame oferecido será o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 4.112 casos de Aids. Desse total, 2.044 estão vivos, o que corresponde a 49,70%. Do total de casos, 2.801 são de pessoas do sexo masculino e 1.311 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos.

Programação | Unidade Itinerante

22/11/2012 (Quinta-feira)
UBS Vila Mayor, 15h às 21h

23/11/2012 (Sexta-feira)
Projeto Saúde no Bairro/Estância Bela Vista, 8h às 15h

26/11/2012 (Segunda-feira)
CRAS Solo Sagrado, 14h às 16h

27/11/2012 (Terça-feira)
Parque setorial da Represa (Avenida Philadelpho), 19h às 21h

28/11/2012 (Quarta-feira)
Poupatempo, 9h às 15h

29/11/2012 (Quinta-feira)
Estação Rodoviária, 8h às 12h

30/11/2012 (Sexta-feira)
Loteamento Residencial Caetano, 8h às 15h

01/12/2012 (Sábado)
Praça Dom José Marcondes, 9h às 13h

O CTA está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939.

Agentes de saúde orientam sobre dengue no Terminal Rodoviário e entrega órteses a pacientes


Agentes de saúde, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vão estar nessa quinta-feira (22/11), no Terminal Rodoviário, e mini terminal do Solo Sagrado, na região norte, para orientar a população e distribuir material educativo sobre dengue.
 As ações fazem parte da Semana de Mobilização contra a doença, realizada pelo município, em parceria com o governo estadual. No Solo, a ação tem início às 9 horas e no Terminal será realizada das 14 às 17 horas.
 Além das atividades, também será realizado pedágio educativo no pontilhão da avenida Potirendaba, sobre a rodovia Transbrasiliana (BR-153), das 7 às 8h30 e distribuição de material informativo no Bosque Municipal, entre 8h30 e 11 horas.
 Também está programada distribuição de material educativo sobre o tema no supermercado Penil, na Vila Toninho, entre 11 e 12 horas e no supermercado Laranjão, da avenida Danilo Galeazzi, a partir das 14 horas, além de teatro sobre dengue nas escolas Zumbi dos Palmares, Olga Regina Mallouk e Walfredo Fogaça.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, as ações desenvolvidas por agentes e funcionários da Saúde visam chamar a atenção da população sobre os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Ações 
O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
 Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Saúde entrega 
órteses a pacientes

Pacientes atendidos pelo Núcleo Municipal de Reabilitação Física, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, recebem nessa quinta-feira (22/11), órteses do programa de Órteses, Próteses e Meios de locomoção, mantido pelo município em parceria com o governo federal.
 Ao todo 14 pacientes deverão ser beneficiados com órteses do tipo suropodálica, cruromaleolar em lona e andadores.
 Do início do ano, até o momento, já foram entregues 599 órteses e próteses pelo serviço, que atende pacientes não só de Rio Preto, mas de todos os 100 municípios que integram a Direção Regional de Saúde (DRS-XV).
 Atendimento 
Para ser atendido no Núcleo de Reabilitação Municipal é necessário que o interessado seja encaminhado ao serviço por uma unidade de saúde. A pessoa deve procurar a UBS mais próxima de casa, agendar consulta com o clínico geral, que, se necessário realizará o encaminhamento.

Escola Maria Peregrina realiza Bazar Fashion


Nos dias 22, 23 e 24 de novembro será realizado o Mix Bazar Fashion na Escola Maria Peregrina.
O evento acontece das 9h às 19h,  e no sábado, das 9h às 12h. 
Roupas e calçados de diversas marcas e modelos estarão à venda. Toda renda do Bazar será revertido para a Escola Maria Peregrina.



Local: Escola Maria Peregrina
Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184 – Cecap
Telefone – 3021-9478


Paróquia Sagrado Coração 
de Jesus  celebra o Dia de
Ação de Graças há 16 anos 


Para agradecer a Deus pelas realizações do ano de 2012 e as bençãos recebidas, a paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio Preto convida os fiéis para participarem da missa de Dia de Ação de Graças, presidida pelo padre Leonildo, nesta quinta-feira, dia 22, às 20h.
A cerimônia religiosa acontece na comunidade há 16 anos.
A paróquia Sagrado Coração de Jesus fica na rua Adanilo G. Pimentel, 155, no Jardim Mugnani. Mais informações pelo fone (17) 3236-5477

Atendimento Móvel do SeMAE volta ao Nova Esperança


Nesta quinta-feira (22/11) a Central Móvel do SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto volta ao Residencial Parque Nova Esperança. Com o mesmo atendimento prestado pela Autarquia no Poupatempo, os moradores poderão esclarecer dúvidas e solicitar vários serviços.  
 A unidade itinerante estará estacionada na frente da Escola Municipal de Educação Fundamental Cyrino Vaz de Lima, das 9 às 16 horas.
 “Sempre que fomos ao bairro tivemos uma ótima recepção e a maioria do atendimento foi de orientação. Desta vez, esperamos poder contribuir ainda mais, por meio de solicitações de serviços prestados pela Autarquia”, disse a gerente Comercial e de Relações com o Usuário, Fabiana Zanquetta de Azevedo.
 Na unidade podem ser solicitados serviços como alteração da data de vencimento da fatura de água e esgoto, alteração do nome do titular da fatura, solicitação para ligações de água e esgoto, parcelamento de débitos, entre outros.

Central de Atendimento Móvel do SeMAE
Data: 22/11
Horário: 9h às 16h
Local: Em frente à EMEF Cyrino Vaz de Lima, rua Projetada 31, 266 – Parque Residencial Nova Esperança

Secretaria da Saúde realiza hoje, quarta (21/11) mutirão noturno no Gonzaga de Campos


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nessa quarta-feira (21/11), mutirão noturno para atendimento preventivo na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Gonzaga de Campos. O atendimento será realizado das 17 às 20 horas.
 Serão realizados exames como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de testes sorológicos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
 Também será realizada coleta de papanicolaou e atendimento previamente agendado a hipertensos e diabéticos atendidos pela unidade.
 Para ser atendido, basta que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) compareça até a unidade, portando documentos pessoais e o cartão SUS.

Mutirão noturno de saúde
Data – 21/11/2012 (Quarta-feira)
Horário – 17 às 21 horas
Local – UBSF Gonzaga de Campos 
(Avenida Feliciano Salles Cunha, 2140)

Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje São Gelásio I


ADAIL AVILA,
AMARILDO ROBERTO COSTA, 
ANTONIO BENTO DE OLIVEIRA JUNIOR,
ANTONIO CEZARETI,
ANTONIO RAIMUNDO DE MENDONÇA,
BRUNA CARVALHO,
CECILIA DE ALMEIDA RIBEIRO,
DEMETRIO NUNES,
EDNALDO GUEDES,
FILOMENA FILIE NARANJO,
GILMAR ANTONIO DE DONI,
MARCOS HENRIQUE BARCELOS,
NEIDE POLVEIRO BURGUETI,
PEDRO TEIXEIRA NETO,
RONNIE LOT SERGIO,
VERA LUCIA JANJULIO e
ZELINDA DOTTORE.

****
Santo do dia de hoje

São Gelásio I

Nascido em Roma, Gelásio era de origem africana, culto, inteligente e dotado de personalidade forte. Cristão fervoroso, era conselheiro do papa Félix III, que vinha tentando conciliar as igrejas do Ocidente e do Oriente. Em 492, com a morte do papa, ele foi eleito sucessor para dar continuidade a essa política, o que não conseguiu por causa da oposição do imperador Anastácio I. 
Papa Gelásio I muito fez para a manutenção da doutrina recebida dos apóstolos, combatendo e tentando eliminar as heresias dos sacerdotes Mane e Pelágio. Foi o primeiro pontífice a expressar a máxima autoridade do bispo de Roma sobre toda a Igreja. Deixou isso claro em uma carta escrita por ele a Anastácio I, na qual se faz uma nítida distinção entre poder político e poder religioso. 
Também desenvolveu um grande trabalho de renovação litúrgica. Organizou e presidiu o sínodo de 494, no qual saiu aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Assim, ele instituiu o Sacramentário Gelasiano, para uniformizar as funções e ritos das várias igrejas. Trata-se do decreto que, levando o seu nome, contém cerca de cinqüenta prefácios litúrgicos, uma coletânea de orações para recitar durante a missa. Atualmente, esse e os outros decretos que assinou fazem parte do acervo do Museu Britânico. 
Papa Gelásio I viveu em oração e insistia que seus clérigos fizessem o mesmo. Segundo Dionísio, o Pequeno, ele procurou mais servir do que dominar e morreu pobre, depois de enriquecer os necessitados. Por sua caridade, foi chamado "papa dos pobres". Morreu em 21 de novembro de 496, em Roma.

****

Mensagem de hoje

O que bem identifica o caráter de um homem, é a maneira 
com que trata as mulheres. (Émerson).

Ótima quarta-feira cheia de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.