quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeito assina início da obra para Praça Cultural e Caixa de inspeção: uma segurança para você


Nos próximos dias terá início a obra da Praça da Cultura e do Esporte no Parque Residencial Nova Esperança, na região Norte. O prefeito Valdomiro Lopes assinou oficialmente na terça-feira (15/01) a ordem de serviço para início das obras. A iniciativa vai beneficiar centenas de famílias.
 Participaram do evento, os secretários municipais, a vice-prefeita e superintendente do Semae, Ivani Vaz de Lima, e os vereadores: Carlão dos Santos, Karina Caroline e Fábio Marcondes. “Essa praça vai atender os moradores do Nova Esperança e do Cidadania. Fazemos obras como esta porque vamos fazer nossa cidade referência para o Brasil”, declarou Valdomiro.
 O prefeito destacou que o bairro Nova Esperança já é referência nacional, porque tem formato diferenciado. “Ruas mais largas e terrenos individuais. Nos outros municípios as casas são geminadas. Aqui não”, destacou.
 A praça será construída num terreno de 16 mil metros quadrados e o prédio terá 7 mil metros quadrados de área construída com CRAS ; salas multiuso; biblioteca com telecentro; sala para cinema e teatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.
 O valor de investimento é de R$ 3,5 milhões.  A empresa, escolhida por licitação, é a Casella Engenharia. O recurso é proveniente do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.  “É nossa prioridade levar toda a infraestrutura para os moradores daquela região. Temos que fazer política olhando para as pessoas”, informa o prefeito.
  
Caixa de inspeção: uma 
segurança para você

A temporada de constantes chuvas no início do ano aumenta a possibilidade de obstrução na rede de esgoto, que é prejudicada por resíduos irregulares coletados indevidamente.
 Para auxiliar o acesso à rede coletora de cada imóvel e evitar recorrentes obstruções, foi elaborado o decreto municipal nº 13.265 que, no artigo 105, agrega ao munícipe o dever da instalação de uma caixa de inspeção de esgoto. Com ela, se evita o entupimento e o refluxo quando há sobrecarga na rede coletora, bem como mantém tubulações limpas e desobstruídas. 
 A caixa de inspeção tem o papel de ajudar na visualização do fluxo de esgoto. Assim, quando aberta, um técnico apto pode verificar a existência de algum entupimento ou anormalidade no despejo de esgoto junto à rede do SeMAE. Além disso, ela facilita a limpeza da canalização quando qualquer um desses problemas for diagnosticado.
 O usuário pode optar pela instalação realizada por funcionários do SeMAE, ou, se preferir, por algum terceirizado que siga as normas da Autarquia para posterior vistoria de aprovação do serviço.
 “A caixa de inspeção, mais que obrigatória, ela é muito importante num imóvel. Por isso, quem tiver dúvidas entre em contato com o SeMAE (3211.8100, 0800 770 66 66 e facebook.com/SeMAE_Rio Preto) para mais orientações”, disse Paulo Roberto Paganelli Dodi, gerente de Operações e Manutenção.

Nenhum comentário: