segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Saúde inicia força-tarefa contra a dengue


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto deu início nesta segunda-feira (14/01), à força-tarefa com intensificação das ações de prevenção e controle contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, a ação começou com reforço no bloqueio e retirada de potenciais criadouros dos imóveis visitados por agentes de saúde e também com nebulização de inseticida nos bairros em que foram registrados casos positivos de dengue.
 “São mais de 400 agentes de saúde nas ruas. Temos ainda apoio de agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que foram cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde para auxiliar nas atividades”, informa o gerente de Vigilância Ambiental.
 Foram visitados nessa segunda-feira os bairros Jaguaré, Santo Antônio, Jardim Maria Lúcia e Jardim Arroyo. Nessa terça-feira (15/1), a ação, que deverá durar até o final do mês de janeiro, continua nos mesmos locais.
 Simultaneamente à força-tarefa, os agentes de saúde continuam as visitas casa a casa de rotina, vistorias em imóveis especiais e pontos estratégicos, além do trabalho dos carroceiros em áreas verdes.
 Novos agentes
Em outra frente, também visando reforçar o combate ao Aedes no município, a Prefeitura enviou à Câmara projeto para a criação de empregos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias na Secretaria Municipal de Saúde.
 Serão 328 empregos públicos de Agentes Comunitários de Saúde e 72 empregos públicos de Agentes de Combate às Endemias, um total de 400. O impacto financeiro com a criação desses cargos, em 2013, está estimado em cerca de R$ 7,9 milhões. O provimento dos empregos se dará por meio de processo seletivo público.
 Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: