quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nossa vizinha Jaci se transforma na capital do milho nos dias 10 e 17 de março


A solidariedade é o tempero principal da 24ª Festa do Milho Verde de Jaci, que acontece nos dias 10 e 17 de março no Parque do Milho, em Jaci. A pequena cidade da região de Rio Preto se transforma na capital do milho verde.
 Um dos maiores eventos gastronômicos da região, a Festa do Milho é realizada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra 51 obras sociais nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de manter uma missão em Porto Príncipe, capital do Haiti. São esperadas mais de 50 mil pessoas nos dois dias de festa.
Cerca de 150 toneladas de milho verde serão transformadas em mais de 20 deliciosos quitutes doces e salgados. Serão produzidas 50 mil pamonhas, 20 mil potes de curau, 6 mil bolos, 25 mil coxinhas e 18 mil croquetes. Há ainda a venda de sucos, sorvetes e refeições completas: nhoque, macarrão, arroz carreteiro, costela no tacho e churrasco de boi, porco e carneiro – todos, é claro, acompanhados de milho. Não há venda de bebidas alcoólicas.
Além dos quitutes, há opções de lazer como passeios a cavalo, charrete, trenzinho, parque infantil, entre outros. 
Novidades 
 A Festa do Milho de 2013 terá uma série de novidades. Para acolher melhor o público, dois novos barracões foram construídos em uma área sombreada. Na culinária, a novidade é a barraca de Risoto de Milho, que será servido em várias versões.
Sustentabilidade
  Este ano a organização da Festa está especialmente empenhada em tornar o evento o menos impactante possível para o meio ambiente. Isso começou a ser pensado logo após o término do evento do ano passado. Os barracões construídos foram feitos de material 100% reaproveitado, além disso, foram adquiridas várias mesas feitas a partir de hastes flexíveis (cotonetes) que por estarem com defeito seriam descartadas no meio ambiente, mas a partir de um trabalho feito pelos internos da Fazenda Esperança foram transformadas em mesas. Outra preocupação será com o lixo gerado para a realização da festa e também durante o evento. Todo papelão, e descartáveis serão destinados para reciclagem.
Programação Religiosa
  Definida por Dom Paulo Mendes Peixoto como a Festa que alimenta o corpo e a alma, a Festa do Milho tem também uma extensa programação religiosa. São cinco horários de missa: 6h30 (geralmente para os voluntários); 9h30, 11h, 13h30 e 15h. Religiosos voluntários estarão à disposição para conversar e orientar fiéis na Pastoral da Escuta, e padres estarão disponíveis para confissão. Uma tenda de Adoração ao Santíssimo Sacramento também será montada na Festa, para que os visitantes que desejarem possam ter um momento pessoal de oração.
Além da programação religiosa da Festa, os visitantes podem ainda visitar o Mosteiro Mãe da Misericórdia, das Irmãs Clarissas, que fica dentro do Parque do Milho.
Delícias e Novidades
O Risoto de Milho é a grande novidade da 24ª Festa do Milho Verde de Jaci. A receita, especialmente desenvolvida para o evento, promete ser o maior sucesso!
Além do Risoto, a Festa continua com seus pratos já tradicionais. Há opções de almoço (churrascos variados, massas e polenta de milho verde) e os deliciosos quitutes, como coxinha, croquete, pamonha, curau, bombocado e muitos outros.
Outra novidade da Festa é a barraca de congelados, que vai disponibilizar pamonhas e salgados para quem quiser levar as delícias de milho para casa.
Confira a lista de quitutes feitos à base de milho verde
Opções de Almoço
- Arroz Carreteiro com Milho
- Churrasco de Boi com Milho
- Churrasco de Porco com Milho
- Churrasco de Carneiro com Milho
- Frango assado com polenta de Milho
- Nhoque de Milho com porpeta
- Macarrão de Milho
- Costela no Tacho com Milho
Delícias
- Bolo
- Bombocado
- Coxinha
- Croquete
- Curau
- Churros
- Cuscuz
- Escondidinho
- Milho cozido
- Milho assado
- Pamonha
- Pão com linguiça
- Pão
- Pastel
- Pizza
- Sorvete
- Chipaguaçu
- Suco de milho verde
E mais...
- Café da Fazenda
- Kafta de Espetinho
- Pão de queijo
- Sucos Naturais
- Caldo de cana
Programação Religiosa
- Missa: 6h30 - 9h30 - 11h - 13h - 15h
- Confissões
- Pastoral da Escuta
- Adoração ao Santíssimo Sacramento
- Orações e Bênçãos
- Preparação para a Jornada Mundial da Juventude
Opções de Lazer
- Parque: Sítio do Pica Pau Amarelo
- Trenzinho
- Charrete e Trole
- Passeio a Cavalo
- Fazendinha
Preparativos para a Festa do Milho
Os preparativos para a 24ª Festa do Milho Verde estão a todo vapor. Cozinheiras e voluntários já iniciaram a preparação do milho que será utilizado no dia da Festa.
O milho é cascado, limpo e os grãos são retirados da espiga para serem cozidos. Em seguida, os grãos são resfriados e embalados à vácuo. Para o dia da festa, são necessárias seis toneladas de milho pré-cozido para a preparação dos quitutes. 

Nenhum comentário: