quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje Santo Euquério


ALESSANDRA FREITAS,
ALDENIS BORIM,
ANTONIO IGNACIO DE OLIVEIRA,
CLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA,
CRISTOVAM RICARDO CAVALCANTE BUARQUE
DALICE APARECIDA CERON,
DANIELA  MARIZA GARUTTI,
DANIELA REVERENDO ACCORSI BONILHA,
IDERSIO BARRETO,
JORGE VERGILIO,
JOSE FERNANDO BRUNCA,
LUCIO YAMAGUCHI DOBBERT,
MAIZA AP. DE SOUZA LACERDA DUNDRA,
MANOEL DE OLIVEIRA DAMACENO,
NASSIF JORGE NASSIF,
ROBERTO CICIQUILLI,
ROBERTO NEI LONGO,
RENAN LEONARDO MOREIRA DA SILVA,
SEBASTIANA MORAES MAIA e 
SILVANA VIDIGAL MILANESI. 

*****

Santo do dia de hoje

Santo Euquério

O bispo francês Euquério foi um grande defensor da Igreja em seu tempo. Defensor não só de seus conceitos e dogmas, mas também dos seus bens, que tanto atraíam os poderosos.
Euquério nasceu em Órleans, na França, e recebeu disciplina e educação cristã desde o berço. Assim que a idade o permitiu, entrou para o mosteiro de Lumièges, às margens do rio Sena. Seus sete anos de atuação ali foram marcados pela autopenitência que, de tão severa, chegava a lembrar os monges eremitas do Oriente. Esse período fez dele o candidato natural à sucessão do bispo de sua cidade natal. Humilde, Euquério tentou recusar, mas foram tantos os pedidos de seus irmãos de hábito e do povo em geral, que acabou aceitando.
Seu bispado foi marcado pelo respeito às tradições e à disciplina. Euquério chegou a enfrentar o rei francês Carlos Martel, que pretendia se apossar de bens da Igreja, dirigindo-lhe censuras graves, como faria a qualquer outra ovelha de seu rebanho, se fosse necessário. O rei, apesar de precisar dos bens para aumentar as finanças e continuar a guerra contra os sarracenos muçulmanos, deixou de lado sua intenção. Entretanto, tramou a transferência do bispo, para afastá-lo de sua querida cidade de Órleans.
Euquério foi transferido para Colônia, na Alemanha, aonde também conquistou o respeito e o carinho do povo e do clero. Então o vingativo rei conseguiu que fosse mandado para mais longe, Liège. Ele viveu seis anos no exílio e passou seus últimos dias no convento de São Trondom. O bispo Euquério morreu no dia 20 de fevereiro de 738 e suas relíquias permaneceram guardadas na igreja desse convento, na diocese de Mastrichiti. O seu culto se perpetua pela devoção dos fiéis tanto na França, quanto na Alemanha e em todo o mundo cristão. Sua festa litúrgica se dá no dia de sua morte.  

É dia também de


*****

*****

*****
Mensagem de hoje

As angústias mais cerradas deixam sempre  
uma clareira iluminada por uma réstia 
de esperança. (Coelho Neto).

Boa quarta cheia  de 
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.  

Nenhum comentário: