segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Saúde orienta trabalhadores sobre dengue e as inscrições do Paulo Freire vão até sexta (1/3)


 Técnicos da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realizam palestra nessa terça-feira (26/2), para 40 trabalhadores da área de construção civil, sobre dengue. A palestra será a partir das 7 horas, na construtora Tarraf.
O objetivo, segundo a Gerência de Vigilância Ambiental, é esclarecer aos funcionários sobre a destinação correta dos restos de material de construção, os modos de transmissão e prevenção da dengue, bem como o tipo de recipiente que pode se tornar um potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Empresas interessadas nesse tipo de orientação podem solicitar representante da Secretaria de Saúde. Basta enviar um ofício solicitando o treinamento endereçado a Gerência de Vigilância Ambiental, que é marcado posteriormente.
Além dessa ação, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta tanto na parte preventiva com a ação das equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas com casos positivos da doença.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Inscrições do Paulo Freire 
vão até sexta-feira (1/3) 

A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto está com inscrições abertas até sexta-feira (01/03), para os interessados em se inscrever no projeto de alfabetização Paulo Freire. 
Para se inscrever os interessados devem ter no mínimo 15 anos. É necessário informar nome completo, endereço e telefone. A população também pode se inscrever nas escolas municipais Darcy Ribeiro, Michel Pedro Sawaya, Wilson Romano Calil, Cyrino Vaz de Lima, no nova Esperança e também nos Núcleos da Esperança do Santa Clara, Alvorada, Santa Catarina e Vila Azul.
O objetivo do Paulo Freire, segundo a Secretaria de Educação, é atender a camada da população que não teve acesso à escola por fatores como: distância (por residir na zona rural), necessidade de trabalhar desde a infância, exclusão do ambiente escolar em função de dificuldades de aprendizagem ou ainda, pertencentes a um núcleo familiar em que este tipo de conhecimento era desvalorizado. O projeto oferece a perspectiva de estimular a continuidade dos estudos e a inserção dos alfabetizados nos sistemas de ensino regular.
As aulas tem a mesma duração no período do ano letivo, com carga horária diária de 3 horas, de segunda-feira a quinta-feira. A Secretaria Municipal de Educação oferece transporte, material para as aulas e alimentação. Outras informações pelo telefone (17) 3211-4015.

Nenhum comentário: