terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Saúde vai distribuir kits com preservativos durante o Carnaval


Com o slogan “Prazer e diversão com prevenção”, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia na próxima quarta-feira (6/2), a campanha de conscientização pré-carnaval no município com a distribuição de 3 mil kits com preservativos e material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis.
As ações serão realizadas diariamente a partir das 20 horas e vão até a próxima sexta-feira (8/2). Serão visitados bares, restaurantes, lanchonetes e locais de grande aglomeração de pessoas como a Represa Municipal, avenidas Murchid Homsi, Alberto Andaló e Bady Bassit, Shopping Cidade Norte, Estação Rodoviária, além de ruas e avenidas da região norte.
De acordo com a gerente do Centro Municipal de DST/Aids, Aracelis de Castro Aschar, um grupo formado por técnicos de saúde, músicos e atores com personagens carnavalescos vão abordar a população cantando paródias de marchinhas de carnaval em formato de mensagens preventivas.
“Ao abordar as pessoas, o grupo vai transmitir a mensagem e distribuir os preservativos”, afirma Aracelis. Cada kit é composto de quatro preservativos, uma filipeta educativa e um imã de geladeira com bloco de anotações e orientações para testagem de DSTs.
A ação, desencadeada pela Secretaria de Saúde, tem por objetivo informar, sensibilizar e conscientizar a população sobre os meios de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, em especial, a Aids. Além da ação, todos os programas de prevenção do município vão orientar os públicos específicos em que trabalham sobre o uso do preservativo e incentivo à testagem.
Além dos kits que serão distribuídos, a população terá também à disposição preservativos em todas as 25 unidades básicas de saúde durante o horário de funcionamento delas e nas cinco unidades de pronto atendimento (UPAs) – Jaguaré, Central, Norte, Vila Toninho e Santo Antonio, que funcionam 24 horas.

Nenhum comentário: