quinta-feira, 7 de março de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, ..... e Santo (a) do dia de hoje Santas Perpétua e Felicidade


ADENIR RIBEIRO MENDONÇA,
BASILIO NETO ALMEIDA,
DENISER HELENA NUNES BRANDAO,
DIRCE GALAN MILHIM,
FRANCISCO C. LOPES NETO,
ICLEA SIGNORINI DA SILVA,
JOEL BENEDITO PAGLIUSI GOMES,
JORGE VERMELHO,
JOSEFHA MUNHOZ AUGUSTO SALVADOR,
MARCIO FUMIO KOSEKI,
MARIA LOURDES MARTINS GALLEGO,
MARTA REGINA DOS SANTOS,
RENATO VOTTA,
SEBASTIAO DOSUALDO, 
SEBASTIANA AP. ZARDINI CORRENTE e 
VALENTIN DE JESUS SANDILE.

*****

Santo (a) do dia de hoje 

 Santas Perpétua e Felicidade

Senhora e escrava, Perpétua e Felicidade sofreram a prisão juntas, na fé e na solidariedade, no ano de 203, na África do Norte. 
O imperador Severo, também de origem africana, havia decretado a pena de morte para os cristãos. Perpétua era de família nobre, filha de pai pagão, tinha vinte e dois anos e um filho recém-nascido. Sua escrava, Felicidade, estava grávida de oito meses e rezava diariamente para que o filho nascesse antes da execução e obteve essa graça. Isso aconteceu num parto de muito sofrimento, dois dias antes de serem levadas à arena, para as feras famintas.
Perpétua escreveu um diário na prisão, onde relata todo o sofrimento de que foram vítimas e que figura entre os escritos mais realistas e comoventes da Igreja. Além de descrever os horrores da escuridão e a forma selvagem como eram tratadas no calabouço, ela narrou como seu pai a procurou na prisão, com autorização do juiz, para tentar fazê-la desistir da fé em Cristo e assim salvar sua vida. 
Mas ambas, senhora e escrava, mantiveram-se firmes, também como outros seis cristãos que se tornaram seus companheiros no martírio. Elas que ainda não tinham sido batizadas fizeram questão de receber o sacramento na prisão, para reafirmar suas posições de cristãs e, em nenhum momento sequer, pensaram em salvar as vidas negando o cristianismo. 
Segundo os escritos oficiais que complementam o diário de Perpétua, os homens foram despedaçados por leopardos. Perpétua e Felicidade foram degoladas, depois de atacadas por touros e vacas. Era o dia 07 de março de 203.
Perpétua viveu a última hora dando extraordinária prova de amor e de tranqüila dignidade. Viu Felicidade ser abatida sob os golpes dos animais, e docemente a amparou e a suspendeu nos braços; depois recompôs o seu vestido estraçalhado, demonstrando um genuíno respeito por ela. Esses gestos geraram na população pagã, um breve momento de comoção piedosa. Mas por poucos segundos, pois a vontade da massa enfurecida prevaleceu, até ver o golpe fatal da degolação. 
Pelo martírio, Perpétua e Felicidade entram para a Igreja, que as veneram nesse dia com as honras litúrgicas.

*****

Mensagem de hoje

Misericórdia quero.. e não holocaustos. (Jesus Cristo).

Boa quinta-feira cheia de 
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: