sábado, 23 de março de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje São Turíbio de Mongrovejo


ALESSANDRO FERNANDES COUTINHO,
ALEXANDRE LATUFE CARNEVALE TUFAILE,
ANTONIO CARLOS ANDREOTTI,
APARECIDA RODRIGUES DIAS, 
CRISTIANE FERNANDES,
DUAIR DIAS,
ELIANI CRISTINA MOREIRA DA SILVA,
FABIO CONTE AYRES,
FRANCISCO RUSSO,
GERSON ITAMAR BIAGINI MEDINA,
JOAO CARLOS LEMES,
JOAO PAULO ROVEDA DE SOUZA,
JOSE PEDRO MURARI,
KASSEM MOHAMAD NASSER,
LEONICIO ENGRACIO DA SILVA,
LUCIANO CUSTODIO,
MARIA DOLORES ACEDO PEREIRA,
ROSELI APRIGIO DE SOUZA,
SILVIO AMADEU NASSAR PARDO,
SUELI DE OLIVEIRA BRAGA e
VINICIUS FIDELIS AZENHA.

*****

Santo do dia de hoje

 São Turíbio de Mongrovejo

Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, em 1538, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, licenciado em direito e foi membro da Inquisição. Sua vida era pautada pela honestidade e lisura, mas, jamais poderia suspeitar que Deus o chamaria para um grande ministério. Quando então foi nomeado Arcebispo para a América espanhola, pelo Papa Gregório XIII, atendendo um pedido do rei Felipe II, da Espanha, que tinha muita estima por Turíbio. 
O mais curioso é que ele teve de receber uma a uma todas as ordens de uma só vez até finalizar com a do sacerdócio, para em 1580, ser consagrado Arcebispo da Cidade dos Reis, chamada depois Lima, atual capital do Peru, aos quarenta anos de idade. Isso ocorreu porque apesar de ser tonsurado, isto é, ter o cabelo cortado como os padres, ainda não pertencia ao clero. E, foi assim que surgiu um dos maiores apóstolos da Igreja, muitas vezes comparado a Santo Ambrósio. 
Chegando à América espanhola em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.
Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembléias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, foram realizados dez concílios diocesanos e os três provinciais que formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX. Inclusive, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento. Conta-se que neste sínodo, com fina ironia, Turíbio desafiou os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios.
Quando enviou um relatório ao rei Felipe II, em 1594, dava conta de que havia percorrido quinze mil quilômetros e administrado o sacramento da crisma a sessenta mil fiéis. Aliás, teve o privilégio e a graça de crismar três peruanos, que depois se tornaram santos da Igreja: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres. 
Turíbio fundou o primeiro seminário das Américas e pouco antes de morrer doou suas roupas, inclusive as do próprio corpo, aos pobres e aos que o serviram, gesto, que revelou o conteúdo de toda sua vida. Faleceu no dia 23 de março de 1606, na pequena cidade de Sanã, Peru. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que declarou São Turíbio de Mongrovejo "apóstolo e padroeiro do Peru", para ser celebrado no dia do seu trânsito.

É dia também de 


*****
Mensagem do dia

Quando se busca o cume da montanha, não se dá 
importância às pedras do caminho. (Anônimo). 

Bom fim de semana cheio de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: