quarta-feira, 6 de março de 2013

Rio Preto tem obras no PAC Cidades Médias e Trabalho inicia cursos de qualificação profissional


O Diário Oficial da União publicou hoje (6/03) as cidades selecionadas para receberem recursos para obras de Mobilidade Urbana, de abastecimento de água e esgotamento sanitário e de Infraestrutura. Todas as obras fazem parte do PAC2. São José foi contemplada nas três áreas com os projetos de aumento de capacidade de tratamento de esgoto da ETE, execução de interceptores e estação elevatória, na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário; pavimentação e qualificação de vias do polo de desenvolvimento econômico e social Santa Clara, o que inclui pavimentação asfáltica, sinalização viária, ciclovia, passeio público com acessibilidade, drenagem de águas pluviais e sistema de esgotamento sanitário, na área de infraestrutura; implantação de corredores de ônibus exclusivos e preferenciais, miniterminais de bairros, novo terminal e bicicletário, ciclofaixa e obras de arte especiais, na área de mobilidade urbana. O anúncio oficial aconteceu hoje, no Palácio do Planalto, e contou com a presença da presidente da República Dilma Rousseff e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O prefeito Valdomiro Lopes, que esteve presente na cerimônia, comemorou a notícia. “É uma grande vitória, isso prova que temos uma equipe competente que sabe fazer bons projetos”.
Por orientação de técnicos do Ministério das Cidades, o sistema de licitação a ser adotado para as obras contempladas pode ser o RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Em função disso, por enquanto, os valores não serão divulgados. “A soma total é substancial. É muito maior do que a soma de recursos destinada à segunda fase das obras antienchente (R$ 135 milhões)”, informa o prefeito Valdomiro.

Trabalho inicia cursos de 
qualificação profissional 

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego iniciou hoje (06/03) cursos para oficinas, cursos preparatórios e de qualificação profissional. O projeto Núcleo de Formação Profissional e Vivências Socioculturais têm como objetivo promover a inclusão de jovens e adultos acima de 14 anos no mercado de trabalho.
São mais de 40 cursos gratuitos e 1.200 vagas oferecidas por semestre nos períodos manhã, tarde e noite. Para participar os interessados precisam se inscrever nas unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, onde é realizada uma triagem e o munícipe automaticamente estará habilitado a participar do curso de seu interesse.
“Disponibilizamos qualificação profissional para as famílias de baixa renda. Esta promoção social é essencial para que as pessoas tenham progresso e garantia de emprego e renda”, analisa o secretário municipal do Trabalho, José Antônio Vilella.
Os cursos oferecidos são: eletricista; pedreiro azulejista; reparos e reformas; auxiliar de veterinário e pet shop; acompanhamento de idoso; técnicas de massoterapia; atendente de farmácia e drogaria; estética facial e corporal; auxiliar de laboratório de análises clínicas; frentistas, porteiro e vigia; auxiliar administrativo, recursos humanos, recepcionista; tricô/crochê; dança de salão; corte e costura; biscuit; pintura country; zumba, patchwork e decoupage.
Também são oferecidos cursos nas áreas de secretariado, departamento de pessoal, técnico de produção sucroalcooleira, operador de caixa com atendimento ao cliente, telemarketing e vendas; turismo e hotelaria, matemática financeira, administração financeira, contabilidade fiscal, inglês para hotelaria e eventos; atendente de farmácia e marketing pessoal.

Secretaria Municipal do
 Trabalho e do Emprego
Local: Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas
Informações: (17) 3218 8041 ou smte@riopreto.sp.gov.br 

CISNE - Centro de Inclusão Solidária
 Nasce a Esperança (Juventude)
Local: R Antonio de Godoy, 3243 – Centro.
Informações: 3212-9195 ou 3212-7670 

CISNE – Centro de Inclusão Solidária 
Nasce a Esperança (NORTE)
Local: Avenida Antonio Antunes Junior, 3565 – Solo Sagrado.
Informações: 3212-1123

Nenhum comentário: