sexta-feira, 19 de abril de 2013

Saúde vacina 12,8 mil contra gripe em 3 dias


Em três dias de campanha foram vacinadas contra gripe em Rio Preto, um total de 12.876 pessoas. O balanço é do setor de imunização da Secretaria de Saúde e compreende o período entre 15 e 18/4. A campanha, que é nacional, vai até o próximo dia 26/04.
Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, desde que apresentem prescrição médica.
Segundo a enfermeira e coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Michela Dias Barcelos, já foram imunizadas 859 crianças, 1.003 profissionais de saúde, 447 gestantes, 99 puérperas (mulheres que tiverem bebês nos últimos 45 dias), 9.076 idosos e 1.392 portadores de doenças crônicas.
“Para ser imunizada, a pessoa deve pertencer a um dos grupos prioritários e procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, caderneta de imunização para atualização do calendário vacinal”, explica Michela.
Além de imunizar contra a Influenza A (H1N1), também conhecida por gripe suína, essa vacina também protege contra os vírus influenza A H3N2 e B. 
As salas de vacinas das 26 unidades de saúde abrem a partir das 7 horas. Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Eldorado, Vetorazzo e Solo Sagrado, a vacinação vai até às 20 horas, nas demais, termina às 17 horas.
No próximo sábado (20/4), será realizado o Dia contra a gripe, com plantão especial de vacinação, entre 8 e 17 horas.

Nenhum comentário: