quarta-feira, 29 de maio de 2013

Paróquia Santo Antônio de Pádua na região norte de Rio Preto realiza Festa do Padroeiro


A paróquia Santo Antônio de Pádua localizada no Jardim Santo Antônio, na região norte de Rio Preto,  inicia a partir desta sexta-feira, dia 31 de maio, às 20h, a trezena em louvor ao santo casamenteiro.
 A paróquia fica na rua Natalina Cais da Silva, 141, no bairro Jardim Santo Antônio. Mais informações pelo fone (17) 3236-8593
O padre Alessandro Lopes da paróquia Maria Mãe de Deus irá abordar “Eu Creio, nós cremos”. O encontro será na rua 35, 180, na residência de dona Maria José. A trezena prossegue com a comunidade até o dia 12 de junho com a participação dos padres da Diocese de Rio Preto.
A programação festiva terá a grandiosa quermesse nos dias 8 e 15 de junho, aos sábados, às 20h, no salão de festas. A festa inclui barracas de doces, quentão, chocolate quente, frangos assados, churrasco e refrigerante. O padre Diego afirma que a comunidade poderá doar prendas para a festa. Os convites para o sorteio de prêmio já estão à venda na secretaria paroquial. Será sorteado uma geladeira duplex, máquina de lavar roupa,  tv de 42 polegadas, notebook e um tablet.
Dia do padroeiro
No dia 13 de junho, a festa começa às 5h, com missa em louvor com a benção dos pães – celebrada pelo padre Diego. Às 6h, alvorada com café da manhã. Às 20h, os fiéis participam de celebração e procissão presidida pelo bispo diocesano dom Tomé Ferreira da Silva. 

 Quem foi Santo Antônio de Pádua, 
conhecido como o santo casamenteiro 

Ele nasceu Fernando Martin de Bulhom, em 15 de agosto 1195 em Lisboa, Portugal filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II, Martinho Bulhões e Maria Teresa Taveira. Em 1212 ele tornou-se um membro regular da Ordem de Santo Agostinho e foi educado em Coimbra em 1220.
 A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele foi em uma missão a Marrocos e ao voltar foi designado para atender a Capítulo Geral da Ordem de Assis em 1221. Tronando-se conhecido como um grande pregador com grande zelo e eloquência, Santo Antônio viajou pela Itália pela sua Ordem e assumiu varias posições administrativas.
 De 1222 a 1224 Santo Antônio pregou contra os Catares, de 1224 a 1227 ele confrontou com os hereges Albigensianos .O Papa Gregório IX , deu a ele ordem para por de lado todas os seus outros deveres, e continuar a sua pregação. Santo Antônio se fixou em Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das "Clarissas Pobres" em Arcella, em 13 de junho de 1231.
 Santo Antônio foi chamado o "Trabalhador Maravilha" pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado. 
Perto da morte de S. António aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero.
Santo Antônio é o padroeiro de Pádua, de Lisboa, de Split, de Paderborn, de Hil-desheim, dos casais é um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. O "dia dos namorados" no Brasil é celebrado na véspera de sua festa ou seja no dia 12 de junho.
Faleceu no dia 13-06-1231 em Arcella, nos arredores  de Pádua. Foi canonizado em 30-05-1232 pelo Papa Gregório IX em Espoleto (Úmbria), Itália.

Nenhum comentário: