quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prefeito participa do lançamento do Cartão Recomeço e Prefeitura oferece aulas de dança


O prefeito Valdomiro Lopes, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Lopes e da Secretária de Assistência Social de Rio preto, Helena Cristina Marangoni, participou nesta quinta-feira (9/5) do lançamento do Cartão Recomeço, benefício destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.
Rio Preto está entre as 11 cidades escolhidas pelo governo estadual para participar do início do programa, além de Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes.
 “Rio preto é município sede de região. Sabemos o quanto a droga tem avançado em todo o país e conhecemos a dificuldade das famílias em conseguir tratar seus dependentes químicos. Acredito que o Cartão Recomeço irá ajudar muito. O nosso governo tem trabalho intensamente, no combate e no auxílio aos dependentes", disse o prefeito Valdomiro Lopes.
 Para a secretária de Assistência Social e coordenadora do Comitê do Enfrentamento ao Crack e outras drogas, Helena Marangoni, o Cartão Recomeço irá beneficiar muitas famílias. “Nos deparamos todos os dias com mães desesperadas que buscam tratamento para seus filhos. O cartão é uma possibilidade importante e o município vai agilizar os trabalhos para implantação imediata do serviço”, explica a secretária.
 O Cartão Recomeço tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso ao atendimento dos usuários de drogas em entidades especializadas, que prestam serviços de acolhimento, recuperação e reinserção social. “O cartão servirá para custear as despesas de recuperação dos dependentes químicos que buscarem ajuda voluntariamente”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Segundo ele, o investimento mensal do Estado com o cartão passa de R$ 4 milhões.
O programa começa com a distribuição de 3 mil cartões que custearão o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado por meio de edital. O valor do benefício é de R$ 1.350,00 mensais que será usado exclusivamente nas entidades credenciadas para o acolhimento social.
O professor titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ronaldo Laranjeira,  será o coordenador do Programa, por meio de um Grupo Gestor formado por representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, da Justiça e Defesa da Cidadania e da Saúde. 

Prefeitura oferece 
aulas de dança

 A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia está com inscrições abertas para cursos de dança para pessoas portadoras de deficiência.
O projeto oferece curso de dança para Cadeirantes e dança Afro-brasileira. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras às 14h30min, respectivamente.
Estão disponíveis cinco vagas para dança Afro e 10 para Cadeirantes, podendo ser ampliadas mediante a procura. 
As atividades físicas promovem diversos benefícios para os portadores de necessidades especiais, melhoram a mobilidade, a autoestima e auxiliam na inclusão social.
“O objetivo principal do projeto consiste na inclusão, não deixá-los inativos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, explica Eni Fernandes, secretária municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
Os dois cursos serão ministrados na sede da Secretaria da Mulher, na Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas.
Os interessados devem se inscrever pelo telefone (17) 3222-204. As aulas são gratuitas.

Dança para Cadeirantes
Horário: 14h30min
Local: Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas.

 Dança Afro-brasileira
Horário: 14h30min
Local: Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas.

Nenhum comentário: