segunda-feira, 13 de maio de 2013

Samu orienta professores sobre primeiros socorros


 Professores e funcionários da escola municipal infantil Soldadinho de Chumbo, na Vila Imperial, recebem nessa terça-feira (14/05), capacitação especial em primeiros socorros e atendimento de emergência. O treinamento será administrado por técnicos do SAMU, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Trata-se do Divulga Samu.

O projeto, pioneiro no município e em fase de implantação, tem por objetivo conscientizar e orientar a população sobre o funcionamento e acionamento correto do SAMU 192, além de promover o conhecimento sobre as técnicas básicas de primeiros socorros.
Na Soldadinho de Chumbo, serão duas capacitações, uma pela manhã, das 8 às 10 horas e outra no período da tarde, das 13 às 15 horas. Ao todo 18 funcionários participarão do projeto na escola. Já na próxima quarta-feira, dia 15/05, será a vez de pais de alunos da escola municipal infantil Adelaide Khauan Medina, no Jardim Aroeira 2.
“A capacitação pode ser feita em escolas, onde é direcionada tanto para professores e funcionários como para pais de alunos ou outros que tenham interesse como associações de bairros, igrejas, por exemplo”, afirma o coordenador-geral do SAMU, em Rio Preto, Alcides Pinto de Souza Júnior.
O projeto, coordenado pelo Núcleo de Educação em Urgência e funcionários do SAMU, consiste em aulas expositivas com apresentação em multimídia, distribuição de folhetos explicativos, realização de atividades práticas e apresentação da viatura.
“Durante a capacitação, os participantes participam de práticas com técnicas básica de primeiros socorros. Essa atividade tem por objetivo fazer com que o público consiga visualizar o funcionamento do serviço, conhecer a estrutura existente e realizar os atendimentos básicos”, afirma Souza Júnior.
Para agendar o Divulga SAMU, escolas, associações ou entidades interessadas devem enfiar um ofício para o Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Romeu Strazzi, 199, na Vila Sinibaldi. Mais informações pelo telefone (17) 3216-9744.

Nenhum comentário: