quarta-feira, 5 de junho de 2013

Curadoria do FIT 2013 apresenta 37 peças


A 13ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, divulga nesta quarta, 5 de junho, a grade de programação com 37 espetáculos, divididos em 6 peças na categoria Internacional, 14 na categoria Adulto Nacional, 6 para Criança, 5 produções Locais e 6 na categoria Rua que inclui o cortejo artístico resultado de uma das 7 Atividades Formativas. 
Ao todo, serão 90 apresentações nos 10 dias de evento. O FIT acontece de 4 a 13 de julho, em vários espaços de Rio Preto. 
A ocupação da cidade, tanto pelo público quanto pelos artistas do FIT, é o fio condutor da curadoria deste ano. Composta por Marcelo Bones, Luiz Fernando Ramos, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Cynthia Petnys e Antônio Januzeli, a equipe curatorial mira a relação entre a realidade e a ficção e propõe que o Festival se transforme em uma obra de toda a coletividade rio-pretense.
Sebastião Martins, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT 2013, acredita que o Festival contribui com aspectos essenciais para a construção de uma cidade moderna e plural. “O Festival Internacional de Teatro tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de uma cultura que estimula a criatividade, o senso estético e a busca pela inovação”, afirma Martins.
Para Alexandre Costa, secretário de cultura e coordenador geral do FIT 2013, o Festival Internacional de Teatro deste ano tem um significado muito importante dentro do cenário cultural de nossa cidade. “O FIT resgata e abre espaço para a discussão dos modelos atuais dos festivais e as novas possibilidades de gestão cultural em nosso município. Vivemos um momento muito específico no que se refere à produção, circulação e fomento à cultura. Assim, experimentamos uma nova realidade onde o mais importante é o calor da discussão e o caminho natural da arte teatral de nosso tempo”, ressalta Costa.
A fim de integrar e democratizar o acesso às artes cênicas em toda a cidade, o FIT 2013 se espalha pelos quatro cantos de Rio Preto. Serão feitas apresentações nos bairros Boa Vista, Conjunto Residencial Nova Esperança, Jardim do Bosque, Vila Toninho, entre outros. Os distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt também fazem parte do circuito do Festival. A listagem completa com os locais e datas de cada espetáculo serão divulgados em breve pela assessoria de imprensa do FIT.
“Procuramos democratizar cada vez mais o acesso à cultura. O FIT é uma oportunidade ímpar para demonstrarmos isso na prática”, diz o secretário de Comunicação de São José do Rio Preto, Deodoro Moreira, um dos coordenadores gerais do FIT.
Abertura
Para abrir a 13ª edição do FIT, o espetáculo convidado é o colombiano Discurso de un Hombre Decente, da companhia Mapa Teatro, apresentado no dia de 4 de julho, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. A partir da descoberta de um engajado discurso político no bolso da camisa do narcotraficante Pablo Escobar, no dia da sua morte, a trama contesta a onerosa e falida guerra colombiana contra o tráfico e reacende o tema da legalização de drogas no mundo. 
Além do grupo de teatro colombiano, o FIT 2013 importa montagens de outros países. Pelos palcos de Rio Preto passam artistas chilenos, argentinos, italianos, portugueses, americanos, entre outros. 
Destaques
Para o encerramento, o FIT traz pela primeira vez a Rio Preto o encenador americano Robert Wilson, com o espetáculo A Dama do Mar, que tem elenco exclusivamente brasileiro. A montagem será apresentada nos dias 12 e 13 de julho, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Na adaptação de Susan Sontag da obra de Ibsen, o público acompanha os conflitos amorosos de Élida, que enfrenta a mediocridade da vida doméstica e machista no mar selvagem da Noruega.
O Festival ainda traz a estreia nacional da montagem Para Meninos e Gaivotas, um Voo Rasante, da Cia. Sylvia que Te Ama Tanto - SP. Integrante da categoria Criança, o espetáculo narra o caminho da autodescoberta de Gabriel em seu difícil convívio com o pai em contraponto aos mimos dos avós. A peça será apresentada nos dias 11 e 12, no Teatro do Sesi.
Atividades Formativas
Como complemento às apresentações dos espetáculos, o FIT 2013 oferece o módulo Atividades Formativas, com a proposta de discussão do teatro em suas mais variadas possibilidades. Este ano, entre distintos formatos, haverá workshop, mesa de debate, além da realização da Oficina-Montagem Abre-Alas – PERCH Brasil, Austrália, Escócia, atividade teórico-prática do Grupo LUME Teatro, de Campinas (SP), que resgata a interação entre artistas e moradores do espaço urbano e resulta em um cortejo artístico pelas ruas do Centro da cidade. 
A 13ª edição do FIT acontece entre os dias 4 e 13 de julho em vários espaços da cidade. O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é realizado pelo Sesc São Paulo e pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Sesi – Serviço Social da Indústria.

Confira abaixo a lista completa dos espetáculos
 selecionados  que compõem a grade 
de programação do FIT 2013:

Espetáculos Internacionais:

“A Dama do Mar”, de Bob Wilson (EUA)
“Discurso de Un Hombre Decente”, do Mapa Teatro (Colômbia)
 “Emilia”, do Timbre 4 (Argentina)
“Galvarino”, da Cia. Teatro Kimen (Chile)
 “Him (Ele)”, de Fanny & Alexander (Itália)
“Histórias Suspensas”, da Radar 360° Associação Cultural (Portugal)

Espetáculos Nacionais (Adulto):

“Circo Negro”, da CiaSenhas de Teatro (PR)
 “CORINTHIANS, MEU AMOR – Segundo Brava Companhia – Uma homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo, da Brava Companhia (SP)
“Ficção”, da Companhia Hiato (SP) – 4 monólogos
 “Ivanov”, do Teatro Maquina (CE)“
“Os Bem Intencionados”, do LUME Teatro (SP)
“Peep Classic Ésquilo”, do Club Noir (SP) – 6 montagens

Espetáculos Criança:

“A Fantástica Baleia Engolidora de Circos”, da Cia. Frita (RJ)
“Clarice Matou os Peixes”, da Cia. do Abração (PR)
 “Louça Cinderella”, da Cia. Gente Falante – Teatro de Bonecos (RS)
“O Menino que Mordeu Picasso”, de Charge Produções Artísticas (SP)
 “Para Meninos e Gaivotas – Um Voo Rasante”, da Cia. Sylvia Que Te Ama Tanto (SP)
“POP”, da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (SP)

Espetáculos Rua:

“Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata”, do Grupo Mosaico Cultural (RS)
“Júlia”, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (SC)
“Mira – Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades”, do Grupo Teatro De Pernas Pro Ar (RS)
 “Relampião”, da Cia. do Miolo e Cia. Paulicea (SP)
“Romeu e Julieta – O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular”, do Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular (CE)

Espetáculo Locais:

“Caipiras – Espetáculo de Tradição – Capítulo 1: São João da Boiadeira”, da Cia. Fábrica de Sonhos
“Cheiro de Carne”, da Cia. Hecatombe
 “Expresso Caracol”, da Cia. dos Pés
“Greta”, da Cia. Policarpo de Teatro
“Quadrado”, da Cia. Núcleo 2


FIT 2013 – Festival Internacional de
 Teatro de São José do Rio Preto
Realização: Prefeitura Municipal e Sesc São Paulo
De 4 a 13 de julho, em vários espaços de Rio Preto
www.festivalriopreto.com.br
WWW.facebook.com/FIT-Festival-Internacional-de-Teatro-de-Rio-Preto

Nenhum comentário: