sexta-feira, 14 de junho de 2013

CVV abre inscrição para seleção de novos voluntários e Curso para cuidadores de idosos


 O Centro de Valorização da Vida (CVV) abre inscrições para o processo de seleção e capacitação de novos voluntários para o posto da entidade em Rio Preto. O CVV oferece apoio emocional por telefone gratuitamente. 
O curso tem carga horária de 30 horas, é gratuito e destinado a pessoas acima de 18 anos. As aulas são realizadas na Igreja Jesus Cristo Santos do Últimos Dias, no bairro Boa Vista em Rio Preto. O CVV atende cerca de 1,5 mil ligações mensais. Para prestar um serviço de qualidade à população são necessários 80 voluntários para preencher o quadro da instituição. O serviço 24 horas foi cancelado recentemente por falta de voluntários.
  O coordenador do CVV Rio Preto, Francisco Garcia, destaca a importância da atuação dos voluntários: “Mensalmente, centenas de pessoas buscam o CVV para conversar, falar das dores da alma e da solidão que sentem. O papel do voluntário é proporcionar apoio emocional àqueles que confiam em nosso trabalho e ligam para o CVV”.
Atualmente, o CVV Rio Preto funciona das 6h à meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados. Com a chegada de novos voluntários, a proposta é, segundo Francisco, que o posto volte a funcionar 24 horas.
Voluntariado
Clara Peales, que fez a capacitação entre novembro de 2012 e janeiro de 2013 e, desde então, atua como voluntária, indica o trabalho a quem busca aprendizado.  “Ser voluntário faz muito bem para o nosso espírito. Eu saio da minha rotina ao estar no CVV conversando com outra pessoa. É um aprendizado a cada ligação porque cada história é diferente, ainda que seja a mesma pessoa contando a mesma história”.
Inscrições
As aulas serão realizadas a partir do dia 15 de junho, sempre aos sábados, às 14h e às terças-feiras, às 19h, a partir do dia 18. O CVV Rio Preto funciona das 6h à meia-noite, inclusive nos finais de semana e feriados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone:(17) 3233-4111 ou 141 ou pelo e-mail riopreto@cvv.org.br

UBS Vetorazzo terá curso 
para cuidadores de idosos 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), abre a partir do próximo dia 24/06, uma segunda-feira, as inscrições para curso de cuidadores de idosos que será realizado no próximo mês de julho, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vetorazzo.
Podem participar do curso familiares de idosos ou pessoas que trabalhem como cuidadores. É exigida pelo menos 75% de frequência às aulas para obtenção de certificado.
Os interessados, que devem morar nas proximidades da unidade de saúde, podem se inscrever na recepção da UBS Vetorazzo, localizada Avenida Monte Aprazível, 4717, das 7 às 22 horas. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.
O curso será realizado nos dias 22, 23, 29, 30 e 31 de julho, na escola Amaury de Assis Ferreira, das 19 às 21 horas.
Dividido em seis módulos temáticos, o curso debate os direitos dos idosos, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, cuidados fisioterapêuticos, atividades físicas, nutrição, saúde bucal, entre outros assuntos ligados à terceira idade.

Nenhum comentário: