quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dom Paulo M. Peixoto e "Ser capaz de repartir"


Ser capaz de repartir

A vida não consiste em abundância de bens, mas na capacidade de repartir até a pobreza que a pessoa tem. É preciso ter cuidado com a ganância, que impede o bom uso dos bens da terra. Há o perigo da pessoa se identificar com o enunciado popular, que diz: “Ele é tão pobre que só tem dinheiro e bens materiais”. Não tem felicidade sustentável.
Conforme as palavras do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, não podemos viver na insensatez e na incapacidade de partilhar as riquezas com os irmãos. A vida é passageira. Para quem ficará o que é acumulado? Na visão da Sagrada Escritura, todo aquele que busca o Reino de Deus, tudo mais lhe será dado por acréscimo (cf. Lc 12, 22-31).
Vivemos uma transitoriedade das coisas e isto deve levar-nos a um desprendimento como caminho que nos leva a Deus. Só assim podemos experimentar o amor e a alegria verdadeiros, que só é sensível na intimidade com o Senhor. Isto proporciona vida nova, fazendo-nos testemunhar a comunhão solidária, superando desigualdades.
A ilusão das riquezas impede a percepção do Reino de Deus. Ficamos perdidos na cultura do consumo, dificultando a esperança e, com isto, incentivando o egoísmo. O caminho é fazer opção de vida por aquilo que ocasiona segurança, por coisas do alto com a consciência da objetividade sobre o que é mais importante.
O papa Francisco falou muito de solidariedade, da acolhida e do voluntariado. Na JMJ Rio 2013 isto foi profundamente vivenciado. Aproximados 60 mil jovens se colocaram a serviço do mega evento, repartindo com a juventude seu dinamismo e capacidade de doação, revelando espírito e prática de vida cristã.
Mais de três milhões de jovens ocuparam a praia de Copacabana no Rio de Janeiro, sendo um dos maiores eventos no mundo. Na oportunidade, o papa cobrou posturas mais coerentes da Igreja no seu papel de evangelizar e de levar a sociedade para uma vida mais feliz e comprometida com a partilha e com o bem de todos.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Nenhum comentário: