terça-feira, 16 de julho de 2013

Rio Preto atinge meta em vacinação contra pólio e Vacina contra hepatite B agora é indicada para pessoas até 49 anos


O município de Rio Preto atingiu a meta de 95% na vacinação de crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos contra poliomielite. A campanha foi realizada entre 8/06 e 05/07. Ao todo foram imunizadas no município 20.540 crianças, o que dá uma cobertura de 95,2%.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, além da vacinação nas unidades de saúde foram implementados postos volantes em shoppings, supermercados, loteamentos e chácaras. “Também foi realizado um esquema vacinal especial em escolas de educação infantil”, afirma.
Além das gotinhas contra pólio disponibilizadas durante as campanhas anuais, a vacina contra a polio está disponível nas unidades de saúde para a vacinação de rotina. O esquema de vacinação contra a polio é feito com 05 doses. AS duas primeiras doses, administradas aos 2 e 4 meses são feitas com a vacina Inativada contra a polio que é injetável e conhecida como VIP.
Para a terceira dose aos 6 meses e os 2 reforços administrados ao 15 meses e 5 anos, é recomendada a vacina oral contra a pólio. A vacina contra a doença e demais vacinas dos calendários de vacinação estão disponíveis nas 26 Unidades.

Vacina contra hepatite B 
agora é indicada para 
pessoas até 49 anos 

Pessoas com idade entre 30 e 49 anos são a nova faixa etária da população que têm indicação para a vacina contra a hepatite B. A nova determinação do Ministério da Saúde já é válida em todo o território nacional, inclusive para Rio Preto. No município, a vacina está disponível em todas as 26 unidades de saúde.
Antes, além dos grupos prioritários pré-definidos pelo Ministério como profissionais do sexo, manicures, caminhoneiros, policiais, entre outros, a vacina era indicada também para crianças e pessoas até 29 anos.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacina é composta de três doses. “A pessoa toma a primeira dose, 30 dias depois a segunda dose e a terceira após seis meses a primeira”, orienta.
Para ser vacinado, basta ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando caderneta de vacinação ou documentos pessoais com foto. A vacina é gratuita.
Hepatite
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados. “A orientação é utilizar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos íntimos como alicates de unha ou lâminas de barbear”, orienta Michela.
Também é importante o uso de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.
Em Rio Preto, o teste de diagnóstico para a doença é realizado gratuitamente em todas as 26 unidades de saúde do município, bem como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mediante agendamento prévio. O telefone para informações é o (17) 3231-9939.

Nenhum comentário: