sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Evento na Praça Rui Barbosa abre XV Semana de Aleitamento Materno em Rio Preto


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no próximo sábado (03/08), com evento na Praça Rui Barbosa, a XV edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno, que acontece simultaneamente à XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno. Neste ano, o tema será “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”. A iniciativa
Tem o objetivo de orientar mães e gestantes sobre a importância do aleitamento materno.
A Semana será realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, projeto Beabá Bebê da Unimed Rio Preto, Hospital de Base, Hospital Austa, BenSaúde, Grupo de Escoteiros Impeesa dos Grandes Lagos, Programa de Educação para o Trabalho (PET Saúde)/Subprojeto Amamentação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Hospital Ielar, Rotary Clube Novo Cinquentenário e Senac São José do Rio Preto.
Segundo a gerente do Banco de Leite Humano, Silvana Aparecida Alves, a abertura da Semana, na Praça Rui Barbosa, terá como foco orientar mães e gestantes sobre a importância do aleitamento materno. Técnicos da Saúde e parceiros vão distribuir material educativo sobre o tema.
“Também teremos apresentações do grupo de percussão Valquírias, fanfarra do grupo de escoteiros Impeesa dos Grandes Lagos, alunos da Casa do Hip-Hop, grupo de dança Santuário das Artes, além de atrações recreativas para crianças como brinquedos infláveis e pintura facial”, afirma.
Durante a semana, em todas as 26 unidades básicas de saúde, também será reforçada nas salas de espera orientações sobre aleitamento e dos serviços prestados pelo Banco de Leite. A programação da Semana também terá palestras voltada a mães e profissionais de saúde, no Hospital de Base e Senac.
Amamentação
Segundo a pediatra e coordenadora do programa de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria de Saúde, Andréa Zoccal, o recomendado é que as mães amamentem seus filhos até seis meses somente com o leite do peito, depois continuar leite materno junto com alimentação complementar até dois anos ou mais, sempre seguindo orientação médica.
Para incentivar o aleitamento materno exclusivo, a Secretaria de Saúde mantém em Unidades Básicas de Saúde grupos que, por meio de reuniões periódicas, orientam as futuras mamães sobre os benefícios da amamentação, como deve ser a alimentação da criança, bem como os principais cuidados com os bebês.
Outro serviço oferecido pelo município, gratuitamente, é o Banco de Leite Humano, que oferece orientações sobre amamentação, além de programas voltado às mães que trabalham fora, chamado Doação Exclusiva, no qual a mulher faz a coleta do leite, que é pasteurizado, e entregue de volta à mãe para armazenamento e posterior alimentação do bebê. Neste projeto, uma parte é doada ao banco para atendimento de bebês internados em hospitais, que tenham prescrição para leite humano.
O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo; que estão internados nos hospitais, o que reduz o risco de infecções graves como enterocolite necrotizante, colaborando com a redução da Mortalidade Infantil.
Hoje, o serviço atende os hospitais Austa, Beneficência Portuguesa, Santa Casa e Hospital de Base.
Podem doar leite mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e estejam em boas condições de saúde. Somente neste ano, 626 bebês já foram beneficiados com as doações.
O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.
PROGRAMAÇÃO
03/08/2013
(Sábado)
Horário – 9h às 11h
Local – Praça Rui Barbosa
Ação – Concentração de profissionais de saúde para orientação de mães e gestantes sobre a importância do aleitamento materno, com distribuição de panfletos educativos e divulgação do Banco de Leite Humano de São José do Rio Preto
. Apresentação do grupo de percussão Valquírias (Ielar)
. Apresentação da fanfarra do grupo de escoteiros Impeesa dos Grandes Lagos
. Apresentação dos alunos da Casa do Hip-Hop
. Apresentação do grupo de dança Santuário das Artes
.Atrações recreativas para crianças como brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de água e pipoca (BenSaúde/Unimed).
07/08/2013
(Quarta-feira)
Horário – 9h
Local – Banco de Leite Humano
Ação – Café da manhã para mães doadoras de leite e orientação por profissionais de saúde sobre como doar leite e importância do aleitamento materno. Com confirmação de presença.  
Horário – 17h às 22h
Local – Plaza Avenida Shopping
Ação – Distribuição de panfletos educativos e divulgação do Banco de Leite Humano de São José do Rio Preto por alunos do PET-Saúde da Famerp
08/08/2013
(Quinta-feira)
Horário – 11h
Local – Anfiteatro do 4º andar da ala de pediatria do Hospital de Base
Ação – Palestra ministrada pela médica pediatra Tânia Perinazzo e enfermeira Silvana Aparecida Alves, ambas do Banco de Leite Humano, para mães internadas no hospital e profissionais de saúde (evento interno fechado ao público)
Horário – 19h
Local – Auditório do Senac
Ação – Palestra sobre a importância do aleitamento materno a ser ministrada pela pediatra Liete Aranha da Silveira e pela enfermeira do Banco de Leite Humano Silvana Aparecida Alves. Inscrições pelo emailbeababebe@unimedriopreto.com.br. Vagas limitadas.
09/08/2013
(Sexta-feira)
Horário – 13h
Local – Auditório do Senac
Ação – Palestra ministrada por profissionais do Corpo de Bombeiros, sob o tema Primeiros Socorros em crianças e lactentes, além de homenagem às mães que estão amamentando. Com confirmação de presença.

Nenhum comentário: