quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia Nacional do Idoso tem atividades solidárias, esportivas e cantora Wanderléa


 A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI -, comemora de 1º a 4 de outubro o Dia Nacional e Internacional do Idoso (1º/10). A programação inclui atividades culturais, solidárias, esportivas e técnica, que serão realizadas em parceria com o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP –, SESC Rio Preto e com a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati/UNESP. Os eventos acontecerão em diferentes locais.
“O objetivo é promover a integração entre todas as pessoas idosas, com ações que proporcionem bem-estar, alegria e muita animação. Os idosos acamados e que não têm possibilidade de participarem diretamente também foram lembrados e serão visitados nos lares”, relata a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.
A abertura das comemorações será na UNIRP - Unidade II - CEPROL, no dia 1º, com a participação de mais de 600 idosos que integram os Grupos de Convivência da Terceira Idade, dos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS. As pessoas idosas serão recepcionadas pelo grupo de coreografia campeão do 17º Jogos Regionais do Idoso – Jori.
Os alunos e professores dos cursos de educação física e pedagogia da UNIRP, juntamente com os coordenadores, Adenilson Ambrózio e Mercides da Silva, irão proporcionar um dia com muitas atividades esportivas, que vai de hidroginástica, a golfe e oficina de Defesa dos Direitos do Idoso. O encerramento será com um almoço de confraternização.
Nos dias 2 e 3, equipes do CMDI, Unati e UNIRP farão visitas solidárias aos idosos que vivem em lares. Serão visitados os lares: Schmitt, Esperança, São Vicente de Paula e de Betânia. 
No último dia, 4/10, profissionais das Secretarias de Assistência e Saúde, além de instituições que atendem diretamente, pessoas idosas, participam da palestra "Envelhecer no século XXI", com a drª Cláudia Fló, da Secretaria de Estado da Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
E, para fechar com chave de ouro, cerca de mil idosos participam do “Projeto Choro Cantado”, com a cantora da Jovem Guarda Wanderléa. O show será proporcionado pelo SESC, gratuitamente,

Confira a programação completa das 
comemorações Dia Nacional do Idoso.
Abertura
Dia: 1º/10
Horário: 9 horas
Local: Clube CEPROL UNIRP – Rodovia BR153 –Transbrasiliana - Km 69.
Apresentação do grupo de Dança do Jori “Anos 60”, orientados por Guto Rodrigues e atividades esportivas.
Visitas Solidárias
Dia: 2/10
Horário: 14 horas
Local: Grupo da Agerip visitará o Lar São Vicente de Paula, com 78 idosos - rua Fernão Dias Paes Leme, 414 – Vila Maceno.
Horário: 14 horas
Local: Grupo de teatro e dança da Unati, visitará o Lar de Betânia, com 42 idosos - Rua Roberto Simonsen, 430 – Vila São José.
Horário: 14 horas
Local: Alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIRP, farão contação de história e trabalhos manuais no Lar de Schmitt, com 80 idosos - Rua Voluntários da Pátria, 44 -  distrito de Engenheiro Schmitt.
Dia: 3/10
Horário: 14 horas
Local: Alunos da UNIRP irão interagir em grupo de convivência com os 60 idosos, do Lar Esperança - Rua Edson Pupin, 651 – Santo Antônio.
Horário: 14 horas
Local: Grupo de teatro e dança da Unati, visitará o Lar de Schmitt.
Técnico e Cultural
Dia: 4/10
Horário: 9 horas
Local: Auditório C da UNESP/Unati - R. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth
Palestra: "Envelhecer no século XXI" - drª Cláudia Fló - coordenadora da Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde e presidente da Comissão de Título de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Horário: 15 horas
Local: Ginásio de Esportes do SESC - Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal.
Show dançante com a cantora Wanderléa, que integra o Projeto “Choro Cantado”, do SESC.
Grupo Cene colocará uma ambulância à disposição dos participantes.

Nenhum comentário: