quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vacina contra catapora será aplicada pelo SUS em crianças de 15 meses


A partir da próxima segunda-feira (23/9), todas as 26 unidades de saúde sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto passarão a aplicar a vacina contra catapora para criança com 15 meses completos. A nova vacina passou a integrar o calendário nacional de imunização, neste mês, após decisão do Ministério da Saúde.
A nova vacina foi incluída em outra, que antes era chamada tríplice viral e já imunizava contra sarampo, caxumba e rubéola. “Essa nova foi classificada como tetra viral e imuniza a criança contra quatro doenças”, explica a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da rede pública de saúde, Michela Dias Barcelos.
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a tetra viral será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
Na semana passada, 50 técnicos em saúde da rede de saúde do município passaram por capacitação quanto à nova estratégia de vacinação. “Nossa equipe recebeu todas as instruções relativas a essa nova vacina como indicação, contraindicações, cuidados no preparo e administração, possíveis eventos adversos”, afirma Michela.
Pais e/ou responsáveis por crianças que estejam no período da segunda dose da tríplice viral, ou seja com 15 meses de idade, podem, a partir de segunda, procurar a unidade de saúde mais próxima para a imunização. Basta levar o Manual Crescendo com Saúde ou a caderneta de vacinação da criança.

Nenhum comentário: