terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bispo Dom Tomé e seu “JUVENTUDE E MISSÃO”.


No domingo 20 de outubro, celebramos na Diocese de São José do Rio Preto o “Dia Nacional da Juventude.” É uma iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana, com a finalidade de suscitar e consolidar a experiência de fé dos jovens, estimulando-os a um encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo e a uma vida de intensa amizade com Ele.
O tema e o lema do Dia Nacional da Juventude estão sempre em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, neste ano de 2013 foi “Fraternidade e juventude”, que procurou também mobilizar os jovens para a Semana Missionária nas dioceses e paróquias, na primeira quinzena de julho, e a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, no final do mesmo mês, com a presença do Papa Francisco. 
No ano de 2013 o tema do Dia Nacional da Juventude foi “Juventude e Missão”, com o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!” Esta foi uma oportunidade de continuar no tempo o espírito da Campanha da Fraternidade e da Jornada Mundial da Juventude, procurando suscitar e reavivar no coração dos jovens o ânimo missionário: testemunhas, apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela vida e com a palavra, junto a outros jovens que desconhecem, ou conhecem insuficientemente, o Divino Salvador, por isso impossibilitados de amá-lo e segui-lo.
O Santuário-Paróquia São Judas Tadeu, em São José do Rio Preto, acolheu nas dependências da Obra Social São Judas os eventos do Dia Nacional da Juventude na diocese: durante todo o domingo foi desenvolvida uma vasta programação: caminhada, pregação, celebração da Santa Missa, oração, testemunhos, música e dança. A escolha deste espaço foi significativa, pois aí são acolhidos muitos adolescentes e jovens para formação profissionalizante e outras atividades educativas e culturais.
Um agradecimento à equipe jovem do Setor Juventude que preparou o evento, contando com a preciosa cooperação do Revmo. Sr. Padre Silvio Roberto, Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e assessor do Setor Juventude na diocese. Gratidão aos que com sua ajuda e trabalho possibilitaram a realização deste momento de fé e de evangelização, somente possível graças ao empenho e trabalho de muitas pessoas e instituições.
A amizade com Nosso Senhor Jesus Cristo, que se traduz no conhecimento existencial de sua pessoa, no amor e seguimento a Ele, não faz mal ao jovem. Ser amigo do Divino Salvador é fazer parte de sua família, a Igreja, descortinando novos horizontes para a vida, uma divina aventura conduzida pelo Espírito Santo. O jovem amigo de Jesus Cristo conduz a Ele outros jovens, através do seu testemunho de vida e do anúncio explícito da Palavra de Deus.
A palavra de São Paulo dirigida a Timóteo é oportuna a nós: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda obra boa. (...) Proclama a Palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.”( 2 Tm 3, 16 - 4,2)

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário: