quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Começa em Rio Preto mais um ano de campanha de prevenção ao câncer de mama.



 O Outubro Rosa é a campanha de conscientização realizada por diversos segmentos no mês de outubro, dirigida às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para lembrar a data, a paróquia São Vicente de Paulo de Rio Preto programou diversas atividades alusivas à campanha com palestras sobre o tema. No dia 12, haverá uma Caminhada Pela Vida. 
 Histórico 
O movimento começou a surgir em 1990, na primeira corrida pela cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao disgnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
O câncer de mama pode se manifestar de diversas formas, e conhecer seus principais tipos ajuda a compreender melhor o que está acontecendo. O diagnóstico positivo é sempre uma notícia impactante, mas é importante estar bem informada para conversar com o oncologista sobre as opções de terapias disponíveis e mais apropriadas para cada caso: há tumores mais e menos agressivos, e os que crescem mais ou menos rápido, por exemplo. Uma série de características vai permitir ao médico indicar o tratamento mais adequado, aquele com maior chance de trazer a cura no menor tempo possível, minimizando os riscos de recaída.


Programação do Outubro Rosa 


Dia 1º de outubro, às 20h, foi realizada na paróquia São Vicente de Paulo a palestra intitulada "O que é o Outubro Rosa" ministrada por Maria Belmira Garcia – Psicóloga (Psico-oncologista) e coordenadora do movimento Outubro Rosa na cidade. A igreja fica localizada na rua Thomaz Antonio Gonzaga, 155, no bairro Solo Sagrado. Mais informações sobre as atividades na paróquia pelo fone (17) 3217-7235
Dia 12 de outubro
 Missa: Solenidade de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil
Caminhada pela vida a favor da prevenção do câncer de mama.
Saída da matriz, às 6h e missa às 7h, na capela Nossa Senhora Aparecida.
(se possível venha com camiseta rosa).
 Dia 15 de outubro - Às 20h
Palestra "Importância da detecção precoce do câncer de mama e dicas gerais de qualidade de vida" 
com a participação do médico oncologista Dr. José Altino, professor da FAMERP e do Hospital de Base de Rio Preto
Dia 22 de outubro - Às 20h
 Palestra:  "Prótese mamária"  Sônia S. Spósito Ceneviva – Presidente da Associação Sempre Viva de Catanduva-SP. Haverá a venda de artesanato da Associação.
Dia 26 de outubro - das 13h30 às 18h

Caminhão da saúde - Na Matriz das 13h30 às 18h. Atendimento Ginecológico, exame de Papanicolau e encaminhamento de exame de mamografia. Importante: Para ser atendida é preciso levar carteirinha dos SUS e não ter mantido relações sexuais nos últimos dois dias.  

Nenhum comentário: