segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Hospital de Base de São José do Rio Preto esclarece a população sobre a psoríase


Nesta terça-feira, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Psoríase. 
Para comemorar a data, residentes da Dermatologia do Hospital de Base de Rio Preto estarão, das 12h às 13h30, no ambulatório e na entrada da emergência da instituição distribuindo panfletos e esclarecendo a população sobre a doença. A panfletagem se repetirá na quarta e quinta-feira, no mesmo horário.
O Hospital de Base se engaja assim à campanha promovida por entidades de dermatologia do país que querem reduzir o preconceito que portadores da psoríase sofrem, resultado da falta de informações da sociedade. “Por não conhecerem a doença, algumas pessoas mantêm certa distância por achar que esse problema inflamatório da pele é transmissível, o que não é”, ressalta Julia Balavenuto, residente da Dermatologia do Hospital de Base.
A psoríase é uma doença crônica, não contagiosa e de causa ainda desconhecida, que afeta de 1% a 3% da população, conforme dados da Psoríase Brasil. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas, cobertas de escamas secas e esbranquiçadas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, nos cotovelos e joelhos, podendo, em alguns casos, espalhar-se por todo o corpo. A doença pode se manifestar logo após o nascimento ou em idosos, mas o período mais comum é entre os 20 e 40 anos.
Até hoje não são conhecidos as causas da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

Nenhum comentário: