sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Idosos vão ao delírio com "Ternurinha" Wanderléa


Oitocentos idosos participaram do show "Projeto Choro Cantado" com a cantora Wanderléa, no SESC Rio Preto, nesta sexta-feira (4/10). O evento encerrou a programação das atividades do Dia Nacional e Internacional do Idoso. A semana de comemorações ao Dia do Idoso foi organizada pela Secretaria de Assistência Social – Semas - e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI -em parceria com o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP –, SESC Rio Preto e Universidade Aberta da Terceira Idade – UNATI/UNESP.
Participaram do show de Wanderléa, pessoas idosas que integram atividades e programas dos Centros de Referências de Assistência Social - CRAS - dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social - CREAS - e Instituições de Longa Permanência (ILP).
O evento foi acompanhado pela secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, secretária de Esportes, Cléa Melara Bernardelli, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Iraídes Nascimento e equipe técnica da Semas.
Ao som de “Pare o casamento”, a Ternurinha da Jovem Guarda, fez muita gente suar a camisa, no ginásio do SESC. “É um momento de muita alegria para os idosos, pois, eles adoram dançar e a Wanderléa contagiou a todos. É uma energia envolvente a que os idosos passam pra gente. O entretenimento e a atividade cultural são ingredientes indispensáveis à vitalidade da pessoa idosa”, enfatiza a secretária Helena Marangoni.
Encontro Técnico
Os desafios de envelhecer no século XXI e os direitos dos idosos também foram debatidos durante a semana de comemorações. Os temas foram destaques da Roda de Conversa realizada no IBILCE, nesta sexta-feira (4/9), pela manhã. Participaram da conversa a secretária Municipal de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, o médico Sanitarista, da Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Caldeira da Silva, a presidente CMDI, Iraídes Rodrigues do Nascimento, a vice-diretora e coordenadora do Núcleo da UNATI/UNESP/ IBILCE, Maria Tercília Oliveira e a profa. dra. Maria Denise Guedes, da UNESP/IBILCE e membra do CMDI. “Envelhecer é homogêneo para todos. Precisamos aprender a conversar, debater e conviver com envelhecimento na sua plenitude, inclusive, envolvendo os jovens sobre as questões dos idosos”, disse Maria Tercília.
Para a secretária de Assistência Social, o envelhecimento da população com saúde e com garantia dos direitos, são alguns dos desafios da pasta. “Nosso objetivo é buscar a integração das políticas públicas para termos clareza do que cada um faz. Assim teremos maior efetivação dos serviços em todas as esferas”, explicou a Secretária.
O encontro teve a participação de técnicos das secretarias de Assistência e Saúde, alunos da Universidade da Terceira Idade e membros do Conselho do Idoso.
O médico sanitarista Antônio Caldeira apresentou dados estatísticos sobre o envelhecimento da população. “De acordo com o censo 2010, Rio Preto tem 56.488 pessoas idosos, o que corresponde a quase 14% da população. É urgente que as pessoas iniciem e cultivem o hábito da atividade física, para chegar à velhice de forma saudável”, lembrou Caldeira.

Nenhum comentário: