domingo, 27 de outubro de 2013

Manoel Antunes e Lembrando uma velha parábola


LEMBRANDO UMA VELHA PARÁBOLA

Uma crisálida ao romper o casulo se debate tentando abrir as asas e virar borboleta. Um homem que assistia à luta do frágil inseto, condoído, pôs-se a ajudá-lo abrindo-lhe as asas. A batalha cessou e a agora borboleta tem asas enfraquecidas, pois a falta de esforço para abri-las não irrigou veios e, fraca, sucumbiu. Essa parábola é batida, mas assim está a sociedade brasileira que, após romper o casulo imposto pela ditadura, se debate para ganhar forças. Mas os falíveis políticos fazem tudo para abrir nossas asas sabendo que isso nos enfraquecerá. E, de propósito, em vez de criar sistemas de ensino que ensinem, impõem máquinas que distribuem diplomas. 
Em vez de criar sistema de saúde que atendam às necessidades básicas e visem à prevenção, enganam com o SUS, e colocam-nos nas mãos de convênios-arapucas. Quando cada brasileiro vencer obstáculos com as próprias forças, então teremos cidadãos com auto-estima e conscientes de seus direitos, que enquadrarão os políticos no seus devidos lugares: ou seja de empregados do povo como de fato e de direito,o são. 
Não podemos continuar sendo vassalos da maioria dessa cambada que infelicita a nação do Oiapoque ao Chuí fazendo o que bem quer, rindo na nossa cara e nos brindando com quinquilharias desde 1500! Irriguemo-nos do amor pátrio e PAU neles! O único caminho para essa libertação somente será alcançado através de uma educação de primeiríssima qualidade e igual para todos. Somente a educação nos dará a força necessária para rompermos o “casulo” e darmos vida à vida, exercendo à cidadania em toda a sua plenitude. Só assim poderemos olhar um na cara do outro, dizendo: FELIZ BRASILEIRO!

Manoel Antunes

Nenhum comentário: