segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Educadores ligados à rede pública participam de curso sobre educação inclusiva


Profissionais de educação ligados à rede pública de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, e também da região, participam até a próxima sexta-feira, dia 8/11, no Ipê Park Hotel, em Cedral, de um curso sobre educação inclusiva.
Sob o tema Educação Inclusiva: direito à diversidade, o VIII Curso de Formação de Gestores e Educadores tem por objetivo promover a articulação entre o desenvolvimento profissional, a gestão participativa, as práticas de ensino e de aprendizagem e as políticas intersetoriais.
Nesta terça-feira, dia 5/11, foram debatidos o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) pela promotoria da Vara da Infância e Juventude e também educação especial para alunos dotados e talentosos.
Na programação desta quarta-feira, dia 6/11, está conferência sobre educação bilíngue para estudantes surdos no ensino regular, palestra sobre realidade do aluno com deficiência visual, além de mesa redonda sobre autismo.
PROGRAMAÇÃO
DIA - 06/11/2013 - QUARTA-FEIRA
8hàs 10h
Conferência: Organização da Educação Bilingue para estudantes surdos no ensino regular – Profª.Ana Claudia Balieiro Lodi – Docente da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.
10h às 10h20
Intervalo / Café
10h20 às 12h
A Realidade do Aluno com Deficiência Visual no Ensino Comum e Atendimentos Previstos – Sirlei Maria Montes – Docente responsável pela Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E. Cardeal Leme. Mestrado em Educação.
12h às 13h30
Almoço
13h30 às 15h30
Mesa-Redonda: Transtornos do Espectro do Autismo: Caracterização Clínica - Dra. Simone da Secco da Rocha Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência; Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade - Profº Antonio Eugêncio Cunha- Doutorando e Mestre em Educação, professor, Psicopedagogo e Jornalista.
Coordenação de Mesa: Profª Ana Claudia Faitaroni. Habilitação e Especialização em Deficiência Intelectual. Especialista em: Atendimento Educacional Especializado e em Parâmetros Curriculares Nacionais/Temas Transversais.
15h30 às 15h50
Intervalo / Café
15h50 às 16h50
Cultura do diálogo: Relato de experiência da Escola Municipal Roberto Jorge – Deise Cardoso Maciel – Diretora da E.M. Prof. Roberto Jorge. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e em Mídias na Educação.
16h50 às 17h30
Painel: Paralisia Cerebral – Relatos e experiências em AEE - Profª Lucia Maria Dalbello. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia.
DIA –  07/11/2013 - QUINTA-FEIRA
8h às 10h
Deficiência Intelectual (DI): as dificuldades e as possibilidades de inclusão dentro do ensino regular – Márcia Santos Vedovato – Psicóloga. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Psicopedagogia e Clínica Psicológica. Especialista em Didática/Fundamentos e Práticas. Especialista em Educação Especial e Inclusiva.
10h às 10h20
Intervalo / Café
10h20 às12h
Formação de professores e materiais didáticos para a Educação do Campo: perspectivas e desafios – Profª Iraí Maria de Campos Teixeira – Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Graduada em Enfermagem pela UFScar. Mestre em Educação; Educação Quilombola: identidade, terra, cultura e escola – Profª Tatiane Pereira de Souza – Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar).
Coordenação: Profª Lucidalva Ribeiro da Silva – Psicóloga; Especialista em: Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia; Concluindo Especialização em Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência
12h às 13h30
Almoço
13h30 às 15h30
Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas e práticas educativas – Andreza Lima de Almeida Marques – Licenciatura plena em química, Licenciatura plena em Pedagogia, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
15h30 às 15h50
Intervalo / Café
15h50 às 17h30
Educação escolar indígena: entre o ideal da legislação e o duro chão da aldeia – Profº Dr. Antonio Dari Ramos – Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduado em História e Filosofia. Doutor e mestre em História.
DIA - 08/11/2013 - SEXTA-FEIRA
8h às 10h
Diálogo entre diferenças, com simples palavras: giz e lousa, lápis e caderno, e com borracha – Ensaio sobre a educação ambiental em uma sala de aula que se transforma em ambiente educador, numa perspectiva socioambiental – Professor Fernando Franco Correa – Professor de Ciências Naturais. Membro titular no COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Coordenador de Educação Ambiental no Parque Ecológico Educativo “Danilo Soares de Miranda".
10h às 10h20
Intervalo / Café
10h20 às 12h
Continuação da palestra: Educação Ambiental na Escola - Professor Fernando Franco Correa.
12h às 13h30
Almoço
13h30 às 15h30
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Educação para as relações etnicorracionais – Profº Humberto Perinelli Neto – Doutor em História e Cultura Política. Mestre em História e Cultura Social. Especialização em Ensino de Artes.
15h30 às 15h50
Intervalo / Café
15h50 às 17h30
Apresentação Cultural/ Encerramento do Curso

Nenhum comentário: