quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Programa “Carbono Neutro” faz plantio de mudas


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Federal, realiza nesta sexta-feira (22/11) o plantio de 500 mudas nativas. A iniciativa, que terá início às 9 horas, faz parte do programa “Carbono Neutro” e irá abranger área ao lado da Usina de Reciclagem, aos fundos da Fundação Casa.
A ação tem por objetivo compensar as emissões de gás carbônico emitidas pelas viaturas e por toda estrutura usada pela Polícia Federal em suas atividades, tais como gasto de energia elétrica, transporte e uso de papel.
Segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Criminalística de Brasília será necessário o plantio de 40.217 árvores divididas qualitativamente entre as unidades de departamento da Polícia Federal, para amenizar os efeitos dos gases lançados. Em Rio Preto, o número estabelecido foi de 500 mudas.
O evento recebe o apoio também da Secretaria de Planejamento, Viveiro Municipal e Polícia Ambiental para a realização do plantio.
Carbono Neutro
O plantio de árvores no ano de 2013 tem como objetivo neutralizar as emissões de gás carbono (GEE – Gases do Efeito Estufa) referentes ao ano de 2012, com o plantio de mais de 40 mil mudas de árvores em todo o país.
Com uma atitude pioneira, a Polícia Federal elaborou o seu próprio Inventário das Emissões de GEEs. O estudo dimensionou quantas árvores o órgão precisaria plantar para neutralizar as emissões provocadas por suas atividades.
O plantio de árvores minimiza a ação destes gases, além de recompor a biodiversidade. As árvores plantadas sequestram parte do carbono da atmosfera por meio da fotossíntese, fixando-o em sua biomassa. É a chamada neutralização de carbono.

Nenhum comentário: