terça-feira, 12 de novembro de 2013

Roberto Bittar celebra hoje 81 anos com 3º livro


O comerciante aposentado Roberto Bittar comemora 81 anos com o lançamento de seu terceiro livro, “Um Novo Segredo da Mata”. A noite de autógrafos será hoje, na Nobel do Plaza Avenida Shopping. Assim como nos dois romances anteriores, “As Duas Cicatrizes” (1998) e “O Segredo da Mata” (2009), Bittar busca no paradoxo entre o rural e o urbano o mote para contar sua história. Em “O Novo Segredo da Mata”, que não é a continuidade do livro anterior, ele narra as desventuras de um jovem que deixa o campo para buscar oportunidades na cidade. 
Natural de Três Pontas (MG), ele conta que, apesar de ter nascido na cidade, sempre conviveu com o povo do campo. “Eu vivia na fazenda do meu avô e tinha contato com o caipira genuíno e o seu jeito de falar. Isso marcou profundamente a minha formação”, diz. 
Nas palavras da bibliotecária Marciana Gomes Lopes, resposável pela apresentação de seu primeiro livro, Bittar é relacionado à arte naïf pelo seu jeito de escrever. “Acredito que a prosa dele esteja para a literatura assim como a arte naïf está para as artes plásticas: primitiva, ingênua e sentimental.” 
Leitor voraz desde a infância, Bittar conta que sempre nutriu o desejo de publicar um livro, mas só o conseguiu fazer aos 50 anos. O quarto romance já está escrito. “Espero poder publicá-lo, mas, depois dos 80 anos, não temos muita garantia. Se Deus permitir, ele será lançado”, comenta. 

Noite de autógrafos do livro 
“Um Novo Segredo da Mata”
 (Ed. Naiara, 136 p., R$ 20). 
Hoje, às 19h, na livraria Nobel do Plaza Avenida Shopping. (17) 3355-0350 
(texto:  Harlen Félix -  Diário da Região).

Nenhum comentário: