quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Saúde realiza série de arrastões contra a Dengue


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia na próxima segunda-feira, dia 04/11, uma série de arrastões e ações que serão realizadas em todo o município com o objetivo de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Entre 4 e 8 de novembro, agentes de saúde em parceria com estudantes da Faceres e Unilago iniciam mutirões nos bairros Santo Antônio, Vila Mayor, Renascer, Solo Sagrado e Eldorado.
“Eles vão fazer visitas casa a casa e distribuir material educativo. Caso sejam encontrados criadouros, eles serão retirados”, explica Izalco Nuremberg Penha dos Santos, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.
Já no dia 09/11, um sábado, será realizada mobilização na Secretaria de Saúde e 26 unidades de saúde do município. “Nesse dia, agentes de saúde e funcionários efetuam arrastão nos imóveis nas proximidades dos prédios também para orientar a população e retirar potenciais criadouros”, diz Izalco.
Na mesma data, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Shopping Cidade Norte, realiza, entre 9 e 12 horas, gincana que terá como público-alvo as crianças.
No decorrer do mês outros arrastões estão pré-programados em outras áreas da cidade.
Brejo Alegre
Os dois últimos arrastões realizados pela Saúde foram feitos no Jockey Club e Brejo Alegre, no último mês de setembro. Nos dois locais foram retirados 20 caminhões de material inservível e um caminhão com pneus.
Finados
Neste sábado, dia 02/11, agentes de saúde vão estar nos três cemitérios do município e nos dois distritos – Talhado e Engenheiro Schmitt - orientando a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação será realizada entre 8 e 17 horas, com distribuição de material educativo sobre a doença.
Já na segunda-feira, dia 04/11, agentes de saúde deverão visitar os cemitérios do município para vistoria se há embalagens que possam acumular água.
Além destas ações, a Secretaria de Saúde continua a realizar de forma ininterrupta as vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas com casos positivos da doença.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: