quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dom Paulo Mendes Peixoto e seu ONDES ESTÁS


Onde estás

Em tempo de Advento, de preparação para as festividades do Natal, do nascimento de Jesus Cristo, fica uma pergunta, que provoca nos cristãos certa perplexidade: “Onde estás?” (Gn 3, 9). Onde está Jesus Cristo dentro do contexto natalino, se Ele não é mais o foco a ser celebrado. As atenções não se voltam mais para a espiritualidade cristã.
Os dados da cultura revelam, tendo em conta os inúmeros erros cometidos, que as pessoas se escondem de Deus. E fazem de tudo para anulá-Lo, porque sua presença implica responsabilidade, cobrança e seriedade na realização das coisas. A presença de Deus é entendida como aquilo que dificulta o uso da liberdade, por não poder agir de qualquer jeito.
Não é muito diferente no Natal. Jesus Cristo tem sido menos conhecido e menos citado como o “Menino de Nazaré” do que a imagem comercial do “Papai Noel”. Não importa o coração, a transformação interior e uma espiritualidade renovada. Importa o envolvimento do comércio, o faturamento e o presente material como preocupação primeira.
Eliminando Jesus Cristo do Natal, aumentamos a distância entre o Criador e a criatura. Com isto as pessoas se tornam donas de si mesmas, tendendo a se tornar deusas para si mesmas. Assim pode cair por terra toda dimensão ética, o senso de responsabilidade em relação aos outros e à própria natureza. É a perda de referenciais.
Deus, onde estás? Era a preocupação dos antepassados, vendo Nele a realização de um projeto, tendo as pessoas como seus colaboradores. É um projeto que continua hoje, que reflete nas ações da cultura, da ciência e no desenvolvimento da sociedade. Mas o autor do projeto tem sido pouco percebido e até forçado a estar distante para não dificultar.
No espírito do Natal, todos nós somos chamados a um caminho de perfeição, de sintonia com aquilo que é capaz de proporcionar felicidade completa. Isto dificilmente vai acontecer sem assentimento e confiança em Deus. É uma conquista, com grande determinação, seguindo o exemplo de muitos na doação de vida.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Nenhum comentário: