quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Votuporanga festeja 25 anos de vida sacerdotal do padre Geomar Alves dos Santos


A Paróquia Santa Luzia de Votuporanga convida os fiéis de Rio Preto e região para participarem da celebração eucarística em comemoração ao  "Jubileu de Prata pela Vida Sacerdotal" do padre Geomar Alves dos Santos, que será realizada nesta sexta-feira, dia 13, às 19h30m na Igreja de Santa Luzia de Votuporanga.
 Neste dia, a comunidade irá comemorar a Festa em Louvor a Padroeira da Paróquia Santa Luzia: às 15h novena com benção dos olhos e a missa solene às 19h30m e quermesse amanhã e sábado, às 20h.
 Decisão de entrar no seminário
 Foi com 18, 19 anos que Geomar viu despertar sua vocação. Até então, nem pensava em entrar para o seminário. Em Buritama, participava da Congregação Mariana com um amigo, hoje padre Carlos Rodrigues dos Santos, da paróquia São Bento, de Votuporanga. Ambos nasceram na mesma fazenda, Macuco, a 8 quilômetros de Buritama. Eram catequistas também, e o padre da cidade os motivava para o sacerdócio. “Eu nem pensava em ir, minha mãe não falava essas coisas”, conta. Mas o amigo Carlos foi para o Seminário de Rio Preto e trocava cartas com Geomar. Um dia, casualmente visitou-o no Seminário onde estava acontecendo um encontro vocacional, promovido todos os anos, em várias datas, para buscar novas vocações. Geomar trabalhava num escritório de contabilidade e tinha namorada. Era o dia 30 de abril de 81. “Conheci o Seminário, gostei daquele jeito de vida e de estudos. No final do encontro, tínhamos de fazer uma redação, respondendo a um questionário. Respondi que por enquanto não tinha essa vontade de ser padre, talvez Deus mudasse minha cabeça. Quer dizer, não fechei as portas.”
No encontro seguinte, agosto de 81, Geomar pensou: “Não vou, porque não serei padre mesmo...” Mas na véspera, deu uma vontade de ir, incancelável, e ele pegou o ônibus às 5 da madrugada para Rio Preto. Conheceu melhor o Seminário, a vida interna e os estudos. De volta a Buritama, o namoro foi arrefecendo até terminar, e no final do ano estava tomada a decisão de ser padre. Deixou o emprego no escritório e não se interessou em assumir a vaga conseguida num concurso público. Gostou da vida em Seminário, mas teve suas crises, todas debeladas. “Mesmo assim nunca me passou pela cabeça de largar tudo. Seminário é uma peneira. Alguns entram sem vocação. Na minha turma, eram 12, e foram ordenados dois, eu e o padre Mauro Ziati, de José Bonifácio”. Ao nascer, foi batizado às pressas porque tinha saúde frágil, e achavam que ia morrer. Então dona Áurea fez um voto de entregá-lo a Deus, se sobrevivesse, mas nunca contou ao filho. Só foi contar-lhe no ouvido, depois de ordenado. “Aí eu chorei tudo o que não tinha chorado durante a cerimônia. Minha mãe tinha isso dentro do coração, e nunca falou para não me influenciar. Aí está a lógica do chamado de Deus.” 
Tudo começou numa fazenda
 Geomar Alves dos Santos nasceu na fazenda Macuco, perto do rio Tietê, e viveu lá seu primeiro mês de vida. A família mudou-se para Buritama, onde o pai, João, foi trabalhar em laticínio. Dos 10 aos 16 anos, Geomar trabalhou como office-boy na Nossa Caixa Nosso Banco de Buritama, ganhando tal crédito que a ele confiavam substituir o caixa na hora do almoço quando tinha uns 15 anos. Mais tarde, cuidou da contabilidade de uma creche com pré-escola e foi trabalhar em escritório contábil, seu último emprego civil. Hoje, passados 15 anos de ordenação, ele vive um dia ‘puxado’, marcado por aulas no Seminário de Rio Preto e pós-graduação da Famerp e atendimento diário dos paroquianos que ele divide com o vigário Nilton Cezar Reis e as religiosas do Instituto Coração Imaculado de Maria, as irmãs Fabiana Nascimento, Luzia Kodawara e Neide Carvalho.
Sem contar as bênçãos nas casas e empresas, casamentos, batizados, missas, confissões e eventos da paróquia. A comunidade tem 24 pastorais, grupos e movimentos, missas bem-preparadas, catequistas criativas, corais afinadíssimos, atendimento psicológico voluntário, farmácia e cozinha voluntárias, cada qual querendo fazer o melhor para ele. Ele desenvolve com paixão o projeto Rede de Comunidades, fragmentando seu território paroquial que vai da marginal Arthur Nonato (Nova Redentora) aos condomínios Green Garden e Green Park, o que inclui os condomínios Débora Cristina e Bouganville, Jardins Tarraf I e II, Aclimação, Maracanã e outros 
 Tríduo de Santa Luzia
 10/12 - 19h30 - Missa celebrada com o Padre Natal de São José do Rio Preto com  o Tema Luzia Exemplo de Amor.
11/12 - 19h30 - Missa celebrada com o Padre Leonildo de São José do Rio Preto com o Tema Luzia Exemplo de Caridade.
12/12 - 19h30 - Missa celebrada com o Padre Joaquim Tadeu de Parisi com o Tema Luzia Exemplo de Fé
 Fonte: Diarioweb 

Nenhum comentário: