sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dia do Jornalista - hoje - 24/01



O compromisso 
do jornalista, enquanto cientista da informação, é relatar e denunciar fatos ocorridos na sociedade, a serviço do progresso cultural, social, econômico e intelectual de todo ser humano. 


O Dia do Jornalista é comemorado em honra de seu patrono, são Francisco de Sales, príncipe de Genebra, que foi sagrado bispo e enfrentou uma dura luta ideológica entre católicos e calvinistas. Em 1594, a pé e sem dinheiro, ele entrou na cidade de Thonon, para pregar. Suas palavras, porém, foram recebidas com hostilidade e silêncio. 
Francisco redigiu, então, suas conhecidas Controvérsias, distribuindo-as em forma de fascículos pelas casas da cidade. Dessa forma ele instituiu as bases da imprensa clandestina, pois aonde suas palavras não conseguiam chegar, a palavra impressa chegava.
São Francisco de Sales desempenhou um importante trabalho eclesiástico e cultural e foi nomeado doutor da Igreja. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que se instituiu também o Dia do Jornalista. Pio XI, em uma carta-encíclica, o nomeou Padroeiro dos Jornalistas.
A determinação dessa data para homenagear os jornalistas transcende o significado religioso e aborda a vida do profissional em total dedicação à verdade e ao amor, semeados em suas matérias espalhadas por jornais, revistas, televisão ou internet.
O compromisso do jornalista, enquanto cientista da informação, é relatar e denunciar fatos ocorridos na sociedade, a serviço do progresso cultural, social, econômico e intelectual de todo ser humano.
É histórico o envolvimento da categoria dos jornalistas com a promoção da qualidade da formação em jornalismo, sobretudo mediante a universidade. A partir de 1900, iniciaram-se as tentativas para que a formação do jornalista se desse por meio do ensino superior . Mas os primeiros cursos só foram implantados na década de 1940. Apenas em 1969 houve a regulamentação da profissão, com a exigência de diploma universitário para o registro profissional.
O jornalista é a testemunha de uma história e, ao mesmo tempo, é quem a registra para figurar na memória da sociedade. Ele é o principal instrumento e mediador para que sejam atendidos e respeitados os direitos à informação, à liberdade de expressão, à comunicação ética realmente voltada ao interesse público, de acordo com a constituição.

Nenhum comentário: