quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dia Mundial do Compositor - hoje -15 de janeiro




Como forma de comunicação, a linguagem musical sempre exerceu influência na vida das pessoas, ou seja, em suas relações pessoais, no entretenimento, no trabalho e, sobretudo na religião.



A música é um sistema de signos sonoros que se combinam e se transformam em linguagem: a linguagem musical, que é uma das mais antigas desenvolvidas pelo ser humano.
Como forma de comunicação, a linguagem musical sempre exerceu influência na vida das pessoas, ou seja, em suas relações pessoais, no entretenimento, no trabalho e, sobretudo na religião. Além disso, como expressão de linguagem e de arte, a música evoluiu e se modificou com os avanços da sociedade e com as mudanças dos padrões estéticos e culturais.
É nesse contexto extremamente dinâmico e mutável que se encontra o ofício do compositor. Mais que um agente de comunicação, ele é um artista que se divide entre a música e a poesia. Sua mais importante função, atualmente, é contribuir para uma tomada de consciência. O compositor deseja enviar uma mensagem e se fazer entender. Sua obra, ao comunicar uma idéia, contribui para o alargamento da consciência e, conseqüentemente, para a modificação do ser humano e da sociedade.
Percebe-se, pois, quão importante se torna o trabalho do compositor nos dias de hoje, visto ser ele formador de opinião e modelo de comportamento para vários grupos. Os jovens, que são especialmente influenciados pela linguagem musical, demonstram como a música afeta o seu modo de agir e pensar, haja vista os grupos que se identificam com a mensagem de amor, paz e solidariedade das músicas construtivas, e os grupos que se identificam com uma ideologia destrutiva, com o consumo de drogas e com o estímulo à violência, temas de inúmeros gêneros musicais.
Em razão da influência da linguagem musical sobre a sociedade e da importância do compositor, é justo dedicar-se um dia para homenageá-lo. É com essa consciência que as Paulinas, enquanto promotoras da comunicação para a vida e da divulgação do Evangelho, se inserem no campo musical, estimulando o trabalho de muitos compositores e artistas cristãos. Procuram, dessa forma, influenciar positivamente os jovens, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, intimamente ligada ao projeto de Deus.

Nenhum comentário: