quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

‘João e Maria’ leva encanto para o público infantil e ‘Os Adultos Estão na Sal’ encerra o 12º JBC


Um cenário de encanto e aventuras promete hipnotizar as crianças rio-pretenses nesta quinta-feira (30/01), a partir das 16 horas, quando a Cia Le Plat du Jour transformará o palco do Teatro Municipal Paulo Moura em um inusitado cenário giratório especialmente montado para o espetáculo infantil “João e Maria”.
Inspirada no conto dos irmãos Grimm, a trama conta com a narração de duas aves, Bicudinha e Bicudona, que querem trocar o ramo de “avoar” pelo de “cantar”. Elas estão em apuros por causa do desmatamento da floresta em que vivem e, enquanto planejam ir embora, conhecem os irmãos João Maria e Maria João, ali abandonados pela família por não terem comida suficiente para todos. As aves então se esforçam em ajudar os irmãos a salvarem-se da bruxa Meméia e a voltar para casa.
O enredo toma forma sobre um palco giratório, formado por retalhos de tecidos. O trabalho da trupe foca extrair, de maneira leve e inventiva, reflexões sobre o universo da criança, sobre as questões ambientais e sobre o próprio fazer teatral.
Com programação agitada, o 12° JBC promove nesta edição uma bela coincidência, a atriz Flávia Strongolli, que interpreta o personagem João e a ave Bicu, atuará também no dia 30 no espetáculo adulto “Os adultos estão na Sala”, às 19h e às 21h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Uma maratona cultural para todas as idades.
Os convites para o espetáculo deverão ser retirados no local três horas antes do início da apresentação.

Janeiro Brasileiro da Comédia
João e Maria
Dia 30 – às 16h no Teatro Municipal Paulo Moura
Convites – Retirar na bilheteria
três horas antes da apresentação
Classificação indicativa: Livre

‘Os Adultos Estão na Sal’
 encerra o 12º JBC

 Para encerrar a programação do 12° Janeiro Brasileiro da Comédia, uma atração de peso, premiada em diferentes categorias, invade o palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. “Os adultos estão na sala” trata de questões do mundo contemporâneo de maneira ácida e divertida.
Com duas apresentações na quinta-feira (30/01) no Teatro municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 19h e 21h30, o espetáculo promete prender a atenção do público rio-pretense e provocar questionamentos.
A peça busca inspiração nos desenhos animados para retratar o cenário urbano e utiliza uma linguagem moderna, que flerta com o rock’n roll e transita entre comédia e drama. Os temas de Os Adultos Estão na Sala são colocados pela autora e diretora Michelle Ferreira em uma espécie de “trem desgovernado que corre em todas as direções, inclusive para a plateia, em uma viagem vertiginosa de conflitos e surpresas”.
Em uma metrópole de terceiro mundo, uma ponte está sendo construída. Manifestações surgem na cidade enquanto três mulheres adultas se encontram dentro da sala de um apartamento. Lá, elas falam sobre consumo excessivo, preocupação com aparência, fronteiras entre o público e o privado, problema do álcool e crack e manifestações populares.
Um menino - que nunca aparece - está no quarto e ouve toda a conversa. Mas algo acontece enquanto os adultos estão na sala. “O que será que pode acontecer quando uma criança se depara com o mundo dos adultos?”, pergunta Michelle Ferreira, autora e diretora de Os Adultos Estão na Sala.
Os Adultos Estão na Sala levanta questões que não são respondidas: “As crianças olham para nós e enxergam nossas dúvidas, nossos anseios. Será que ainda conseguimos mentir pra elas? O mundo adulto parece confuso, inclusive para os próprios adultos. Num mundo onde se tornou provisório e relativo, como uma criança pode se sentir segura?”, questiona Michelle Ferreira.
Com classificação indicativa de 14 anos, “Os adultos estão na sala” encerra uma maratona de espetáculos do 12° JBC, ao todo foram 29 apresentações espalhadas por nove pontos da cidade.
Os ingressos, um por pessoa, podem ser retirados na bilheteria três horas antes da apresentação, no local indicado do espetáculo.

Janeiro Brasileiro da Comédia
Os adultos estão na sala
Dia 30 – às 19h e 21h30 
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Gratuito

Nenhum comentário: