segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Saúde realiza arrastões contra a dengue


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza até o final da semana série de arrastões por todo o município – o objetivo é eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta segunda-feira (27/01), serão visitados os bairros Nova Esperança, Eldorado e Vila Toninho.
Segundo o gerente do Departamento de Vigilância Ambiental, Abner Henriques Alves, os arrastões foram intensificados devido ao início do período de chuvas, o que aliado ao calor registrado no município, pode colaborar para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
“Estamos com 448 agentes de saúde nas ruas, mas também precisamos da colaboração da população, que deve observar tanto a área externa como interna de suas casas diariamente, além de permitir que o agente faça seu trabalho de vistoria nos imóveis”, alerta o biólogo.
Para auxiliar nos serviços, foram contratados 40 novos agentes de saúde, que já estão em campo. “Também temos contato com auxílio do esquadrão Anti-Dengue, que é da Secretaria de Estado da Saúde”, afirma o gerente do Departamento de Vigilância Ambiental.
Além dos arrastões realizados pela Secretaria de Saúde, o município conta também com o projeto Limpeza Urbana, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que teve início no último mês de dezembro.
O contrato prevê coleta manual e remoção dos resíduos espalhados pelas vias, logradouros públicos, áreas verdes, áreas institucionais, terrenos particulares (sem cercamento), sarjetas, canteiros centrais, passeios e margens de córregos e rios; roçada manual e mecanizada e disponibilização dos resíduos coletados em aterro sanitário licenciado (de responsabilidade da contratada) e central de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil (de responsabilidade do município).
A previsão é de que sejam retirados 5,5 mil toneladas de material inservível por mês.

Nenhum comentário: