sábado, 1 de fevereiro de 2014

Buriti: importância, beleza e utilidade retratadas em selo postal


Os Correios lançaram no dia 19 de dezembro de 2013, nas cidades de São Luís/MA, Belém/PA, Boa Vista/RR, Palmas/TO e Porto Velho/RO, um bloco com dois selos (de emissão especial) retratando o buriti, palmeira que transcende sua utilidade econômica, por ser uma espécie bastante estimada por sua beleza e importância no ecossistema brasileiro.

Sobre o bloco
O bloco apresenta em 2 selos a paisagem típica do cerrado brasileiro, de áreas alagadas com buritizais, terra plana e céu aberto. Há, também, imagens do capim dourado, da mata ciliar e de sertanejos. A parte superior foi ilustrada com produtos artesanais e industrializados tais como: cestas e chapéus trançados, cremes, pomadas e sabonetes, além do doce de buriti e o óleo, ambos utilizados na culinária. O primeiro selo traz a copa da palmeira buriti (Mauritia flexuosa L.f.), com folhas grandes e exuberantes, cachos e, em destaque, um fruto com desenhos geométricos em sua casca, que lembram “escamas”. No segundo selo, constam a formação do buritizal e a revoada de araras, que se alimentam dos frutos do buriti. O design Anderson Moreira Lima utilizou a técnica de desenho com lápis de cor sobre papel.
Foram produzidos 75 mil blocos ao preço de R$ 4,90 cada (R$ 2,45 cada selo) e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



Nenhum comentário: