sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval terá bailes populares e desfile de escolas de samba


Grupo Theodoro, Seu moço, A rapaziada e a dupla Tonny e Kleber abrem neste sábado, dia 1º de março, os bailes populares de carnaval promovidos pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura. Os shows, que têm início previsto para às 22 horas, serão realizados na praça Cívica, ao lado Centro Cultural “Daud Jorge Simão”, e também nos distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt.
Segundo o secretário de Cultura, Alexandre Costa, em Rio Preto, o Carnaval vai contar com palco para shows, camarote, banheiros químicos, além de praça de alimentação. O local contará ainda com segurança privada e apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Nos distritos, os shows serão realizados na praça central.
Já no domingo, dia 02/3, acontece o desfile das escolas de samba, que desta vez será realizado na avenida Philadelpho Gouvea Netto, no sentido bairro-centro, a partir das 21 horas. Serão quatro escolas na avenida – Acadêmicos de Rio Preto, Imperatriz Rio-pretense, Império do Sol e Unidos da Boa Vista.
“Neste ano, optamos por um desfile único, agregando quatro das cinco escolas existentes no município. O tema será o ‘Carnaval dos carnavais’ e o samba-enredo foi desenvolvido pelo promotor público Eli Buchala”, explica o presidente da Liga das Escolas de Samba, Antônio Marques Batista.
Pelo regulamento, cada escola levará para a Philadelpho duas alas com 40 integrantes cada, um carro alegórico, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma rainha da bateria. Ao todo serão cerca de 500 componentes somando nove alas, sendo oito temáticas e a tradicional ala das baianas, com 10 componentes de cada uma das escolas envolvidas, além de passistas. A dispersão será próximo ao viaduto Abreu Sodré, no estacionamento da Secretaria de Cultura.
“Montamos também uma comissão que vai avaliar qual das escolas foi destaque durante o desfile. Não será dada premiação em dinheiro, mas para a melhor avaliada será dado um troféu”, salienta Costa.
 Às 22 horas, o distrito de Talhado recebe a dupla Tonny e Kleber, e em Engenheiro Schmitt, quem alegra a população é a banda A rapaziada. Já após o desfile, por volta da meia-noite, sobem no palco, em Rio Preto, no Praça Cívica o grupo Theodoro e na sequência, Axékébom.
Na segunda-feira, dia 03/03, a folia continua na praça Cívica. Quem sobe ao palco para animar a população será o grupo Kibacana, a partir das 22 horas.
Durante os três dias de festa, a rainha do Carnaval 2014 Ana Luiza Torres de Carvalho, o rei momo Carlos Eduardo Menezes e a princesa Lívia Maria de Brito Ferreira deverão visitar os bailes populares, bem como o camarote do desfile das escolas de samba.
Prevenção
A população terá também à disposição preservativos em todas as cinco unidades de pronto atendimento (UPAs) – Jaguaré, Central, Norte, Vila Toninho e Santo Antonio, que vão funcionar 24 horas durante o Carnaval.

Nenhum comentário: