sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dia da Tomada de Monte Castelo - 21/2


Essa vitória foi marcada por um meticuloso plano do estado-maior, pelo espírito ofensivo das tropas brasileiras, pela perfeita coordenação realizada entre as unidades brasileiras e a norte-americana, pela disciplina de fogo e pela excelente supervisão do campo de batalha. 

A Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945) foi deflagrada pela Alemanha, desejosa de aumentar seu domínio territorial na Europa. Juntamente com a Itália e o Japão, a Alemanha integrou o chamado Eixo. Contra esses países insurgiram-se outros, como a Inglaterra, os Estados Unidos e a extinta União Soviética, que pertenciam ao grupo dos Aliados. Durante os primeiros anos do conflito, o Brasil manteve-se neutro. Contudo, navios brasileiros foram torpedeados pelos alemães nas proximidades de nosso litoral, fato de obrigou o Brasil a entrar na guerra, em 22 de agosto de 1942.
Em 1944, foram enviadas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) a Nápoles, Itália, sob o comando do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Morais, como objetivo de abrir caminho às tropas aliadas, no vale do rio Pó, região estratégica de acesso ao resto da Europa, então dominado pelos alemães.
As forças brasileiras já haviam tomado Massarosa, Camaiore, Monte Pasano, Fornacci, Montese, Gallicano, Barga, Colleccio e outras cidades. Após três tentativas, sob um inverno rigoroso e contra uma grande força de resistência alemã, a FEB tomou a Fortaleza de Monte Castelo, no dia 21 de fevereiro de 1945.
Essa vitória foi marcada por um meticuloso plano do estado-maior, pelo espírito ofensivo das tropas brasileiras, pela perfeita coordenação realizada entre as unidades brasileiras e a Décima Divisão norte-americana, pela disciplina de fogo e pela excelente supervisão do campo de batalha. O êxito nessa empreitada foi de suma importância, uma vez que possibilitou o acesso das tropas aliadas ao vale do rio Pó. No dia 21 de fevereiro, anualmente, a Força Terrestre, em todo o território nacional, forma com suas tropas para homenagear os nossos expedicionários vitoriosos de Monte Castelo, heróis a quem chamamos simplesmente de "nossos pracinhas", que souberam fazer uma história digna e vitoriosa, merecedora, do nosso respeito.

É dia também de 


Nenhum comentário: